segunda-feira, junho 05, 2017

A candidata nº 1 da lista à AM de Lisboa

Sobre Ana Margarida de Carvalho, apetece escrever (depois de a ter lido e das boas notícias), como se pode ver pela prova junta (haveria muito mais):


quarta-feira, agosto 31, 2016

"Não são os deuses que dormem, nós é que os sonhamos"

de  factos i relevâncias:
31.08.2016
Antes passar às coisas terrenas, do chão e do céu, da natureza e dos seres humanos, da vida e da luta, um pequeno (porque grande seria a obscenidade) desabafo sobre o que acabo de “ouver” do Brasil.

&-----&-----&

julgamento linchamento político da Dilma (que não idolatro nem odeio, que nem conheço pessoalmente de lado nenhum) é um episódio asqueroso, insuportável.

&-----&-----&

Há alguns personagens dessa ignomínia à democracia que fazem discursos que parecem retirados, palavras ocas ou cheias de peçonha, discursos tristemente irónicos, do que estou a ler – como obra literária de enorme valia – em que estou a fazer, como escreve Domingos Lobo, no avante! , uma viagem “…pelo mais obscuro e silente da nossa condição em conjunções de abismo, de caverna, de esconjuros…” ,discursos que nele se incluiriam “… como uma missa negra, lírica e grotesca, a que preside, com o terror do silêncio e da ausência (Não são os deuses que dormem, nós é que os sonhamos, pág. 229)”. 
 
&-----&-----&

É curioso como nesse livro – Não se pode morar nos olhos de um gato, de Ana Margarida de Carvalho –, de que saboreio gostosamente a escrita e onde, por vezes, me arrepio e sofro pelo que fomos e somos, já anotara (na página 73), entre meia dúzia de frases, aquela que Domingos Lobo cita da página 229, e que é o título do “capítulo amarrado” (o 6º), numa escrita em que algumas delas serão como que uma coluna vertebral de uma escrita em língua portuguesa rica, prolixa, fecunda.


(...)
--------------------------------------------------
Mas não é apenas pela literatura (aliás, a CDU já teve um primeiro da lista à Assembleia Municipal de Lisboa - e que foi presidente dela - que foi Prémio Nobel da Literatura) que me congratulo com a notícia. A jornalista e escritora Ana Margarida de Carvalho não "cai de para-quedas" no estranho (para alguns insólito) mundo da intervenção política:

Discurso de Ana Margarida de Carvalho,
no Encontro de Jerónimo de Sousa 
com as Mulheres, na Casa do Alentejo 
(Setembro de 2015)

Bem-vindas e bem vindos!
Obrigada por terem vindo; para mim, acreditem, é uma grande honra estar aqui.
Eu, enquanto jornalista e escritora, gosto muito de palavras mas, sem querer parecer a Maria Luís Albuquerque, nem querer maçar-vos demasiado, venho aqui falar-vos de números.
(só para estabelecer o cenário dos últimos 5 anos, e que me faz acreditar que vivemos hoje num país em estado de emergência, fruto de um ciclo recessivo e de uma maldição que não nos abandona, a da dança das cadeiras PS/PSD, e que em tão pouco tempo empobreceu o país e o fez regredir em termos sociais, em termos de direitos laborais, de igualdade de direitos, e culturais também, de mentalidades… enfim, em termos civilizacionais teremos regredido uma década e meia: Vamos ver os anos que demorará a nossa sociedade a sarar, a cicatrizar, e esta geração hipotecada a recompor-se…)
E os números são estes:
-meio milhão de empregos destruídos,
-meio milhão de emigrados,
-800 mil portugueses em estado de pobreza,
-600 mil crianças a quem foi retirado o abono de família,
E mais: famílias assaltadas, famílias amputadas, capital social delapidado, cortes trágicos na cultura, na educação e na saúde, e uma quantidade de jovens, não só jovens, adultos também, que vivem a ilusão de um emprego, em estágios não remunerados, ou remunerados a níveis atentatórios da dignidade, em situações abusivas, numa espécie de escravatura consentida. Que é como quem diz, «olha, mais vale isto que nada»… «mais vale andar entretido»…. Não! O «antes isso que nada» não pode ser admitido, com o paternalismo com que dantes se dizia «olha, pelo menos não se mete na droga».
Os nossos patamares estão tão rasteiros, nivelaram-nos tanto por baixo, que já se toleram raciocínios destes como se fossem normais. E não, não é normal.
 Noutro dia, uma colunista dizia que não se devia falar de desemprego mas de «entre-projectos». E não se esqueçam de outros léxicos, novas semânticas, expressões ultrajantes: quando nos chamaram «piegas», quando nos mandaram «sair para fora da zona de conforto» (isto queria dizer emigração), quando aquele caridosa senhora veio falar dos «profissionais da pobreza». Tudo isto aconteceu. E não, o «antes isto que nada» não é normal. Assim como não é normal, passados 41 anos de democracia, termos de voltar a insistir e a defender o óbvio.
Não valem a pena os eufemismos, nem estas requalificações, reajustamentos (lembram-se que se usava esta expressão «reajustamento» quando se queriam referir a diminuição de salários): agora somos nós que dizemos não aos vossos reajustamentos lexicais e aos vossos inconseguimentos. O que está em causa tem nome e vem no dicionário: chama-se desemprego, chama-se pobreza, chama-se indigência, chama-se miséria, chama-se afronta à dignidade.
O trabalho é uma coisa muito séria, não se trata de uma entretenga, ou de um hobby nem de um passatempo, é fonte de riqueza de um país, deve ser encarado como um direito: à realização pessoal de cada um, um direito a uma realização colectiva. Ora, eu queria incidir a minha intervenção na questão das mulheres neste mundo de precariedade. E desse bem raro que é um emprego, sobretudo quando é digno, estável e compatível com a nossa formação e habilitação.
Muitas vezes me têm perguntado como é ser jornalista e mulher, como é ser escritora e mulher? E o que me parece inadmissível e me deixa com um desgosto considerável é como é que, no século XXI, em plena Europa, num Estado de Direito, esta questão ainda se coloca. Mas coloca. E o que eu posso dizer sobre isso é que as mulheres, neste mundo de precariedade, têm de esforçar o dobro para conseguir metade.
E apercebi-me disto justamente quando cheguei ao mercado de trabalho. Até aí tinha andado distraída, não fui educada assim, na minha família, eu e os meus primos, rapazes e raparigas, tínhamos as mesmas tarefas e andávamos todos calçados com botas iguais. Agora basta ver: nos jornais, redacções maioritariamente femininas, e raramente ouvimos falar de uma directora de jornal, quanto muito editoras e subdiretoras. Os directores são homens.
Antes do 25 de Abril, as mulheres ganhavam menos 40% do que os homens. Há 41 anos, não foi assim há tanto tempo (o salto de duas gerações), as mulheres não tinham direitos de cidadania, eram impedidas de coisas tão básicas que, hoje, nos parecemos transportados para tempos ainda mais remotos ou para outras latitudes…O marido podia proibir que a mulher trabalhasse fora de casa, podia rescindir-lhe o contrato; por mais que estudassem elas não tinham acesso à carreira da magistratura, diplomática, militar, polícia… A carreira de enfermeiras ou hospedeiras implicava limitações e restrições de direitos, como o de casar… Podia ser repudiada pelo marido no caso de não ser virgem, o marido tinha direito de lhe abrir a correspondência, mães solteiras não tinham protecção legal, havia a distinção de«filhos ilegítimos», se o marido apanhasse a mulher em flagrante adultério e a matasse podia até não ir preso…
E falamos de taxas de analfabetismo, nos anos 70, na ordem dos 33, 6%. Passo a ler, com bastante repugnância e sei que vai ser doloroso, algumas palavras de Salazar. Referia-se ele aos países e aos lugares onde a mulher casada concorria com o trabalho do homem (vejam só, tamanho atrevimento…): «a instituição da família, pela qual nos batemos, como pedra fundamental de uma sociedade bem organizada, ameaça ruína. E Portugal é um país conservador, paternalista – e Deus seja louvado – atrasado, termo que eu considero mais lisonjeiro do que pejorativo».
E são verdadeiramente terríveis estas ressonâncias, estes ecos que ficam do discurso de agora, o discurso do país dos pobrezinhos, do sacrifício, dos obedientezinhos…
O famoso artigo 13ª da Constituição (todos são iguais perante a lei) chegou em 1976. Pois, mas não: a trabalho igual continua a não corresponder salário igual- um princípio que nos parece tão elementar.
E no entanto, mais números: - em média as mulheres ganham menos 18% de remuneração base do que os homens (na EU, as mulheres ganham menos 16,2% do que os homens)
E podem até perguntar: Estas disparidades salariais são mais elevadas entre profissões de menor qualificação? Não, pelo contrário. Mais estudos equivalem a menos salários. As disparidades aumentam entre os quadros superiores, e entre licenciados. Aqui as mulheres auferem, segundo dados recentes, menos 27,8% a 30,2% do que os homens.
Claro que nos cargos de níveis salariais muito altos as mulheres estão sub-representadas (refiro-me aos cargos de decisão nas empresas). Apenas 9% de mulheres ocupa, por exemplo, cargos de administração nas empresas do PSI 20. Muito menos de chefia.
Para ganhar o mesmo que os homens ganham num ano, as mulheres teriam de trabalhar mais 65 dias.
Porém: O número de doutoradas duplicou; subiu em flecha, a partir de 2001, sensivelmente ao longo da primeira década do anos 2000, o número de investigadoras 120% (são hoje 45% do total nacional).
As desigualdades salariais agravaram-se.
E no entanto: O ensino superior é frequentado em 57% por mulheres e 42 % por homens.
No ranking mundial de igualdade de direitos entre homens e mulheres, Portugal encontra-se em 34º lugar. Nada de que nos possamos orgulhar.
Como vêem, não é só a Luísa, a tal a do António Gedeão, que continua a subir a calçada, sobe, que sobe, Luísa, sobe a calçada. A doutora Luísa, a engenheira Luísa, a professora doutora Luísa também sobem a sua rampa. E nunca, mas nunca (se continuarem estas políticas e esta mentalidade) chegarão lá acima.
E estas minhas palavras são um pouco amargas e um pouco zangadas. Mas é impossível não ficar zangada ou revoltada com o estado em que deixaram um país com tanto passado, e agora um presente tão precário, como um chão carunchoso onde que não se pode pisar... Eu não queria terminar assim. Até porque acredito numa alternativa, e acredito na importância, e até na urgência, em alargar e fortalecer o grupo parlamentar do PCP: temos muito tempo a recuperar, muita energia, muito património, muito optimismo perdido, muitos direitos a resgatar…
E, há pouco tempo, estive a ler umas palavras de Álvaro Cunhal sobre a importância da alegria, de nunca perder a alegria, de como a alegria é fundamental para um povo. E sobre o humor, em A Arte, o Artista e a Sociedade: «Faz falta permanentemente à sociedade como elemento de descontracção de tensões e silenciamentos, como elemento promotor da reflexão, como incisiva chamada crítica, rompendo constrangimentos, hesitações e temores».
 E há um cantautor, que agora está na moda citar em discursos, que tem uma música chamada Dias Úteis: «Por pretextos talvez fúteis a alegria é o que nos torna os dias úteis».
Portanto, não percam a dignidade; não deixem que vos roubem a alegria…

2 comentários:

Olinda disse...

Belo e impressivo texto de Ana Margarida de Carvalho!Conhecia a sua escrita através do romance "Não se pode morar nos olhos de um gato",mas,desconhecia a sua participação política.É ,realmente,uma boa notícia a sua candidatura à AM de Lisboa.(Aproveito para te felicitar,também,a tua à CM de Ourém).Bjo

Justine disse...

Grande texto, a merecer ser MUITO divulgado!