domingo, dezembro 16, 2007

Duas notícias - a 1ª

Apesar do desassossego dos dias, é domingo. Por isso, terá sido possível pôr algumas leituras em menos atraso, e saltam-me duas notícias da Reuters, que me parecem merecer transcrição.
a 1ª:
.
África rejeita propostas da Europa para novos acordos comerciais
09 Dec 2007 09:36

Por Pascal Fletcher e Elisabete Tavares
LISBOA, 9 de dezembro (Reuters) - A maioria dos líderes africanos rejeitou no domingo os novos acordos comerciais propostos pela União Européia, dificultando os esforços para criar uma nova parceria econômica na primeira cúpula UE-África em sete anos.
O presidente senegalês, Abdoulaye Wade, rejeitou terminantemente a pressão exercida por Bruxelas para impor novos acordos comerciais até 31 de dezembro, quando chega ao fim a validade de um pacto de acordos comerciais preferenciais da Organização Mundial do Comércio.
A UE quer substituir os acordos comerciais prestes a terminar por acordos temporários, os chamados Acordos de Parceria Econômica (EPAs, na sigla em inglês), criticados por grupos de combate à pobreza por não garantirem proteção aos agricultores pobres e ao setor industrial frágil da África.
"Não vamos mais discutir os EPAs, já os rejeitamos. Vamos nos reunir para ver o que podemos colocar no lugar dos EPAs", disse Wade, em tom irado, a jornalistas no segundo e último dia da cúpula realizada em Lisboa, às margens do Tejo.
"Concordo com o espírito de se criar um novo relacionamento (com a Europa), mas precisamos definir o que é esse relacionamento", disse Wade, acrescentando: "Está claro que a África rejeita os EPAs."
Enquanto uma dúzia de países africanos concordou recentemente com acordos comerciais provisórios com a UE, a maioria dos líderes africanos afirma que precisa de mais tempo para preparar suas economias e sociedades mais fracas para o impacto do fim dos acordos comerciais preferenciais.
O presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, rejeitou a alegação africana de que Bruxelas teria procurado pressionar fortemente os países com relação ao comércio, dizendo em comunicado à imprensa que "é indispensável salvaguardar os fluxos comerciais" entre Europa e África a partir de 31 de dezembro.
"Nosso objetivo sempre foi e ainda é concluir Acordos de Parceria Econômica com o objetivo de fortalecer a integração regional e levar o desenvolvimento genuíno aos países africanos", disse Barroso.
"Obviamente isso é difícil, porque requer mudanças", acrescentou ele. "É um desafio para africanos e europeus, e vai necessitar de tempo."
.
REUTERS TR
(escusado seria dizer que se manteve a grafia)

Sem comentários: