quinta-feira, dezembro 20, 2007

Outra informação

Ler o avante! é ter outra informação e outra leitura da realidade. De outra classe!
Vinha no "expresso" Fátima-Lisboa a pensar nisto, e sinto necessidade de o ilustrar.
Além da luta e das lutas que na "informação" noutra não está nas páginas e linhas dadas à leitura, e até escapa às entrelinhas (onde "antes", no fascismo, se conseguiam meter), há comentários que noutros lugares não se encontram.
Como aquele que nos dá a conhecer e sublinha que o senhor provedor (dito) do leitor do Diário de Notícias se permite usar expressões como "quem se der ao trabalho de ler os textos emanados do PCP (trabalho a que ele evidemente não se dá!) encontra apenas 'mais do mesmo'", o que seria inadmissível num provedor que fosse... do leitor!; como aqueloutro que reproduz, e trata politicamente, afirmações do deputado do BE Miguel Portas em que elogia copiosamente o "acerto" com que Mário Soares cumpriu a "missão" de integrar Portugal na CEE, levando a "enterrar definitivamente as veleidades revolucionárias do País"; ou, ainda, a secção TVisto onde, apropósito do tratamento televisivo do livro e da autora Irene Pimentel, a quem foi atribuido o Prémio Fernando Pessoa, se encontra muita observação a exigir a nossa reflexão, e se chama a atenção para a Operação Branqueamento que, entre muita outra coisa, passa por alcunhar, com toda a seriedade o fascismo de Estado Novo, dando-lhe o nome que o regime a si próprio se atribuiu para promoção propagandística; ou, por último (na última página), ler o A talhe de foice que alerta para significados e consequências profundas da campanha em curso de "verdificação" ambiental da energia, com um parágrafo que é elucidativo: "que raio de sociedade é esta em que a alternativa é 'pão ou etanol' quando milhões e milhões de seres humanos não têm o que comer e muitos outros milhões só têm para comer - quando têm - aqueles mesmos produtos agrícolas?".
No fim da viagem (e da leitura de algumas das 32 páginas), o cidadão sente que ficou a conhecer melhor este "raio de sociedade"!

3 comentários:

Maria disse...

Ontem andei na rua o dia todo - mais de 10 horas.
Hoje tive preguuiça de sair.
Amanhã, logo de manhã, vou ao quiosque.... está sempre lá guardado...
Um beijo especial, hoje!

Anónimo disse...

Sérgio,concordo contigo, o Avante é o jornal onde se podem ler notícias do mundo real,aquele mundo que não vem nas revistas de pretenso charme, o "charme discreto da burguesia",que de tanto querer cheirar bem, a mim, que até gosto de bons perfumes, só me cheira a ... (apito para abafar o som da "palabrota"). Tomo esta precaução, já sabes porquê.
Falando a sério, aproveitem estes dias que bem merecem e voltem depressa para nos contarem, e mostrarem, o que por lá viram e viveram. Um abraço meu e do Armando.

Fernando Samuel disse...

Não me digam que vão embora outra vez???!!!