quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Questões de moral - 6

Há quem se esconda atrás das palavras. Das "grandes palavras". Aliás, se não fossem grandes, pouco escondiam quando tanto se quer esconder...
São as palavras "morais", embora se não saiba a que moral (ou a qual) se referem ou de que (ou de qual) são referência.
Mas, se da "prima religião" já por aqui se falou - embora de passagem... - outro/as parentes estão a pedir para nos vir fazer companhia. E, sempre!, com a ambiguidade indispensável para que sejam boa capa ou trincheira. Cujas são, ao fim e ao cabo e evidentemente, ideológicas.
Por exemplo, legalidade como se fosse o mesmo que legitimidade.

"O quê? Eu?!... tudo o que fiz foi dentro da legalidade", dizem muitos (como o mais "alto magistrado da nação"), dando punhadas no peito e esquecendo-se de dizer, os maganões, que foram eles (ou alguéns por eles) que fizeram as leis que os colocam dentro da legalidade e, a partir daí, legalizaram a ilegitimidade em que chafurdam.

Exemplos? Um "post" de um "blog" é espaço limitado - tem de ser, para ser "à medida" - mas cada um de nós encontra, se quiser, muitos exemplos em cada jornal, em cada noticiário.
Basta que cada um tenha uma moral sua, escorada em valores e princípios... morais, de humana convivência e não de fancaria, injectados dolarosamente ou eurosamente (e nem  sempre com anestesia) em doses maciças da infiltrada comunicação ideológica, como "piolho em costura".  



2 comentários:

Olinda disse...

A decencia ,moral ou êtica,sao valores de esquerda.Esta gente,sabe lâ o que ê isso!...

Um beijo

Graciete Rietsch disse...

Estes, na fotografia, não são nem morais nem legais, pois as leis que os protegem, feitas por eles, são imorais e ilegítimas. Se não houvesse outra razões, porque são verdadeiros atentados aos mais básicos direitos humanos.

Um beijo.