sábado, abril 13, 2013

Extractos de uma espécie de diário - 1


 12.04.2013
Corrida a Alcochete.
&-----&-----&
Ao seminário PCP/GUE – Uma outra Europa, dos trabalhadores e dos povos –, cumprir a tarefa de participar com uma intervenção de 7 minutos “obrigada a mote” (que alterei ligeiramente).
&-----&-----&
Estados soberanos e experiências
de cooperação/integração,
com “saída” pelo federalismo,
versus
solidariedade/cooperação
para a paz e a segurança na Europa

&-----&-----&
Lá fui e lá vim.
&-----&-----&
Correu bem, embora não tivesse lido com a clareza que desejava, talvez por algum cansaço e uma ligeira rouquidão, além de um relativo sentimento de incomodidade.
&-----&-----&
Também por cansaço, fica para amanhã a nota completa sobre a deslocação.
&-----&-----&
Entretanto, estou “preso” das informações do João sobre a sua vinda (ou não) para ver as condições para a exposição dos desenhos do Cunhal.

13.04.2013
Balanço/resumo: 302 quilómetros, em cerca de 3 horas de condução (mais ir buscar o Ricardo à Gare do Oriente), uma média de 5,4 litros aos 100, diz o computador de bordo.
&-----&-----&
Numa outra perspectiva, que quero que não seja a minha, uma viagem e um dia para 7 minutos de intervenção.
&-----&-----&
Na perspectiva que quero minha, uma participação numa jornada de luta, no âmbito da nossa colectiva intervenção no Parlamento Europeu, em iniciativa do GUE, talvez particularmente importante neste momento histórico. 
&-----&-----&
Porque da História, embora (sempre!) com particularidades relevantes… para além de estar a ser escrita por nós, estes contemporâneos.
&-----&-----&
Para começar, as boas vindas pelo presidente da Câmara, com informações relevantes – é sempre um enorme estímulo “passar” por uma autarquia nossa, em que já está a nossa impressão digital!
&-----&-----&
São diferentes!
&-----&-----&
Desta vez, mais uma biblioteca em que é bom estar porque – sem fechar os olhos a muitas dificuldades que deve haver, de todo o tipo – está viva.
&-----&-----&
Depois, para abrir, as intervenções de base, dos que estão em tarefa de deputados.
&-----&-----&
Os nossos dois – o João e a Inês – e um cipriota, de um espanhol e de um francês.
&-----&-----&
A seguir, as nossas intervenções – de sindicalistas, de membros da CAE, a minha – num total de sete (se me não engano…porque não estava em funções de repórter, e o avante! corrigirá), nem todos muito rigorosos no cumprimento dos 7 minutos… mas todas com temas e tratamentos com interesse.
&-----&-----&
Para fechar, duas intervenções de camaradas da Comissão Política – o Ângelo e a Margarida.
&-----&-----&
Um total de mais de 15 intervenções (se me não engano...) para uma sala com mais de 50 presenças atentas, interessadas.
&-----&-----&
Missão cumprida!,
&-----&-----&
e mais um passo enquanto, por outros lados, se procura “concertar” uma “Europa” em frangalhos e a estrebuchar (perigosamente) ao serviço do capital financeiro transnacional.
&-----&-----&
Como com o Cavaco em seminário paralelo (!) - e evidentemente mediatizado - e o Gaspar a “negociar” adiamentos que serão mais tempo de juros, mais dívida, mais imposições.
&-----&-----&
Que os “técnicos” virão controlar em viagem entre a 7ª e a 8ª avaliações bem remuneradas e a acrescentar à conta, claro!
&-----&-----&
Entretanto, não queria deixar de guardar, em vários arquivos, a intervenção que me pareceu de fazer sobre o tema proposto e procurando integrá-la no que pensava serem (e acertei mais coisa menos coisa…) as outras intervenções:
 segue noutro "post"

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

Enorme e muito corajoso o teu contributo para a luta.

Para ti, mais do que um beijo, a minha grande admiração.