domingo, abril 21, 2013

Notícias e novos riscos para a economia mundial


FMI adverte para novos riscos 
para a economia mundial

21 de Abril, 2013
O Comité financeiro do Fundo Monetário Internacional (FMI) apelou hoje a uma atuação “decisiva” para consolidar uma recuperação que permanece “desigual” e advertiu que estão a surgir “novos riscos”.

“Devemos atuar de forma decisiva para promover uma recuperação sustentável e restaurar a resistência da economia global”, afirma o principal órgão consultivo do FMI.
O documento refere que está a ocorrer uma recuperação “desigual” e que a criação de emprego e crescimento são demasiado “débeis”.
Assim, as economias emergentes apresentam crescimentos acima dos 5%, seguidas pelos Estados Unidos, que registam uma débil reativação económica, e por fim pela zona euro, com uma recessão prevista para 2013 de 0,3%.
Numa referência à economia europeia o Comité financeiro considerou “crucial” reduzir a “fragmentação financeira” e pediu “maiores progressos tangíveis” e decisivos, como uma “efetiva união bancária e uma mais forte união fiscal”. (a quadratura do círculo)
O organismo defendeu ainda as políticas monetaristas expansivas das economias avançadas, que “são necessárias para impulsionar o crescimento”, mas assinalou que devem ser acompanhadas por “planos de consolidação fiscal credíveis a médio prazo”.
Uma opção, sublinha o texto, que pode ajudar a conter os “potenciais impactos” destas prolongadas políticas expansionistas.  (??!!... de quê?, da especulação?)
Os países emergentes, que registam elevadas taxas de crescimento, devem aproveitar a ocasião para “reconstruir as suas reservas e proteger-se das vulnerabilidades financeiras”. (quando as "reservas" estão quase todas concentradas na China, eos tais emergentes as aumentam ano a ano?...)
Entre os riscos que enfrentam, o Comité financeiro do FMI cita os provenientes “dos grandes e voláteis fluxos de capital” (a libertina circulação de capitais!) com destino a esses países, com o objetivo de garantirem maiores ingressões. (ingressões?, acumulação de capital financeiro!) 
Lusa / SOL

Sem comentários: