terça-feira, maio 28, 2013

28 de Maio - antes de acabar o dia...

Para quem andou na escola antes de 1974 o dia 28 de Maio era um dia feriado. Celebrava-se o levantamento militar de 1926, conduzido por Gomes da Costa desde Braga, que punha fim à 1ª República e abria caminho à Ditadura Nacional que, por via da "ordem nas finanças" e da austeridade, veio a institucionalizar o fascismo em Portugal, "edifício" que teve a sua cúpula constitucional em 1933, sempre assente num violento aparelho repressivo e servindo uma classe social.
Data a lembrar, percurso a não esquecer.
Fica o simples apontamento, com o registo do facto de, a 29 de Maio de 1926, se iniciar o II Congresso do Partido Comunista Português, fundado em 6 de Março de 1921, congresso que foi interrompido por causa do golpe militar da véspera, vindo o Partido a passar à clandestinidade no ano seguinte, e a iniciar a sua primeira reorganização.

3 comentários:

Maria disse...

Lembro-me sempre deste dia. E do porquê de me lembrar.
Mas já não me lembrava que era feriado...

Beijo.

Graciete Rietsch disse...

Feriado, não me lembro se ser. Mas esse dia era sempre recordado com grande tristeza pelo meu pai que sempre foi um grande republicano e anti-fascista.
Mas o nosso jovem Partido, apesar de proibido, continuou a luta que irá até depois da vitória a fim de a consolidar.

Um beijo.

Clotilde Moreira disse...

E em 1963 caiu a cobertura da estação do Cais do Sodré e morreu uma pessoa minha conhecida de Paço de Arcos.