quarta-feira, dezembro 25, 2019

CHILE, entre Outubro de 1971 e Maio de 1972 (e 11 de Setembro de 1973)

Tem-se, neste blog, com a modéstia de meio que representa - por vezes apoiado ou continuado no FB -, procurado veicular alguma informação sobre o estado da Nação que somos e do Mundo, deste em particular no que se tem acesso à América ao Sul dos Estados Unidos. 
Para onde quer que nos voltemos, é assustador o tempo que vivemos. Ele é, como se poderia prever, um tempo de "dois passos atrás", depois de termos (os que já vão avançados na idade) vivido intensamente "um passo em frente". E bem grande ele foi!, tão grande que só muitos "passos atrás" poderãoiam anular o que foi o progresso social, humanitário do(s) "passo(s) em frente". Isto à escala temporal de séculos e não de dias ou até de décadas... Mas há que nunca facilitar!
Acontece que o chamado "Elsa" choveu e ventou bravo por aqui e fez estragos. Não dos que vão à televisão e levam lá autoridades (sempre com o PR atento e célebre), mas deixou a casa desorientada, com pequenos desastres no quintal, sem internet e desmunidos de outras "conquistas". No regresso da normalidade (?!) veio a vontade de retomar contactos (os que há). BOM ANO!
 E a outra e mesma vontade de falar da Bolívia, do Chile. De nós, porra!
Fica a lembrança de uma colecção (incompleta) de 16 cadernos, cada um à volta de 100 páginas, editados no Chile entre Outubro de 1971 e Maio de 1972 (7 meses!), com tiragens de 50 mil exemplares cada, em que se tropeçou e ficou pensando. 















"Eles" tinham mesmo que acabar com "aquilo" da(s) Unidade(s) Popular(es), de Allendes e quejandos...
MAS NÃO ACABAM!

1 comentário:

Olinda disse...

A história do Chile durante o governo de Allende foi uma história de luta de classes,uma história de luta pacífica para o socialismo.O seu desfecho trágico foi consequência de uma manobra estratégica do imperialismo aliada a uma força terrorista da oligarquia chilena.Hoje é uma juventude heróica que está a recuperar a memória de Allende.Torná-los cegos ,demonstra toda a raiva que sente o inimigo e agem com cegueira esquecendo que a luta dos povos é determinante para alterar o rumo da história.Boas Festas,camarada.