sexta-feira, fevereiro 14, 2020

CORONAVIRUS (Covid-19) - A incomensurável e perversa manipulação!



e-mail de 11.02, enviado "por nós"a um amigo, médico, a viver há mais de 40 anos em Macau:

Querido amigo.......
Temos estado a ser bombardeados diariamente com notícias sobre o estado de alerta na China devido ao coronavírus, e hoje surgiram as primeiras notícias de Macau.
Eu tenho sempre reservas em relação à veracidade do que se lê nos jornais, e quando se trata de acidentes ou tragédias, os jornais quase se tornam mórbidos. Contudo, alguma veracidade haverá, e hoje quando li o “Público” fiquei apreensiva e pensei em ti e na tua família. Como está a decorrer a vossa vida aí? Estão confinados a casa ou podem circular? Qual é a tua opinião como médico sobre esta epidemia?
Se não responderes começo a ficar mesmo inquieta...


Resposta do querido amigo, a 12.02:


Minha querida Amiga
Aqui estou eu escrevendo vivo e sem qualquer ponta de infeção viral.  É verdade que a cidade está vazia de pessoas na rua, mas com somente 10 casos de infeção e nenhuma morte.
Não há proibição de andar na rua, mas é aconselhado pelo Governo e bem que se deve por agora evitar aglomerações de pessoas. É mais exigente no uso da máscara para apanhar um autocarro ou um táxi. Sem máscaras vai-se a pé. Mas funciona. Os supermercados estão abertos e cheios de mercadoria e os mercados também. Pouca ou nenhuma gente nos restaurantes, mas estão abertos aqueles mais populares. Os pequenos e pouco conhecidos estão aflitos sem clientes. O turismo caiu a níveis de 80%. A função publica está em casa com o mínimo nos serviços de forma alternada. As escolas fechadas até ao fim do mês com aulas online. Os casinos fechados mas ninguém parece estar muito incomodado pois os vencimentos não foram cortados.
Mas está-se bem com algumas preocupações quando vai acabar.
Continuo a fazer a minha rotina de compras (supermercado/mercado) sem quaisquer problemas maiores para além de usar a máscara. Vou ao trabalho diariamente para casos necessários. É claro que acabei de ter muito mais preguiça que antes
Mas lá voltarei em breve ao dia a dia anterior. O importante é que há um sentido de responsabilidade com as pessoas cumprindo as regras, o que corresponde pelo menos sem novos casos desde a 1 semana.
Mas vai durar até ao fim de Fevereiro.
Fica descansada vai-se bem.
Novidades do teu filho e do Sérgio?
...

Exemplos destes ajudarão a entender a manipulação 
a que estamos a ser sujeitos
num caso de saúde pública 
- de que não se discute a gravidade -,
como a necessidade de vacinas e outras panaceias,
e a perceber a apresentação "oportuna" de "soluções"
tais como
A PRIVATIZAÇÃO (!) DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE,
tais como
 perguntas e respostas da "nossa" D-G de Saúde
sobre a perigosidade de "encomendar" produtos chineses.

No contexto internacional,
 na guerra pela manutenção da hegemonia do capitalismo,,
 não há peias nem constrangimentos éticos...
VALE TUDO!

1 comentário:

Olinda disse...

A resposta do v/ amigo deu-nos alguma informação.A forma responsável como acatam as indicações técnicas para controle da expansão do vírus.Presentemente,estamos nos tempos do vale-tudo,é verdade.Mas não valeria tanto se a cumplicidade subserviente e bajuladora do "yes sir"não fosse tão fielmente canina.Bjo