terça-feira, setembro 29, 2020

Conferência sobre Engels

A conferência realizada este último domingo, comemorativa do II Centenário de Friedrich Engels, teve o maior significado. Por ter sido organizada, por algumas intervenções, destacando-se a de abertura, de Jerónimo do Sousa, um importante documento de afirmação clara e ideológica do secretário-geral do Partido Comunista Português. 
Nas vésperas o XXI Congresso - e no contexto em que se realiza - poderá, sem surpresa, não ter a referência que justifica, ou até ser aparentemente ignorada, como se não se tivesse realizada, mas foi, na minha leitura (... ou ouvinte atento do vídeo), um facto muito relevante, politica e ideologicamente.  

Não me foi possível sequer tentar ser ou estar participante na iniciativa. Sou e serei (quando publicada) um seu estudioso, parafraseando um jovem interveniente - decerto com menos meio século que eu... - que falou da obra de Engels como de guia para a acção, uma peça de estudo para "aprender, aprender sempre!". Para agir!, nas condições subjectivas.

E, a propósito, fui respigar a entrevista dada recentemente e à espera de publicação, um trecho de resposta que me veio à memória;

________________________________________ 

"(...) Marx fez esta leitura da História

No final da sua contribuição para o nosso conhecimento de nós, que continuou para além do tempo que viveu – desde logo continuado pelos que não deixaram que os seus rascunhos ficassem rascunhos… e parece justo, para os marxistas, dizerem-se marxistas-engelsistas, antes de acrescentarem leninismo ao marxismo –, Marx estudou o capitalismo como modo de produção, o capital como relação social e tomando expressões materiais.(...)"

______________________________

(em Berlim)

2 comentários:

Olinda disse...

Uma conferência que , com toda a certeza,foi muito interessante.Marx e Engels,complementam-se.Lembro-me de ter lido,há muitos anos "A Origem da família,da propriedade privada e do Estado" e a obra contribuir para muitos esclarecimentos.Tenho que voltar a relê-lo,até porque faz muito sentido,nos tempos que correm.Bjo

Sérgio Ribeiro disse...

E bem verdade, camarada.