quarta-feira, abril 13, 2011

Ajustamentos estruturais

Nas décadas de 60/70 do século passado, ganharam triste notoriedade as intervenções do FMI nos novos países, saídos da situação de colónias através de lutas de independência nacional.

Chamavam-se "ajustamentos estruturais"(*), e configuravam, claramente (para quem queria ver...), formas de manter os novos países, alguns deles em rota de não-alinhamento e de estruturação socio-política não-capitalista, na órbita do capitalismo, em condições de neo-colonialismo económico com fachada de independência política.

Assim continua sendo, nesta fase de capitalismo, e sempre com endereço às periferias. às de sempre (geográficas), às de então (políticas), às novas (económicas e sociais).

De maneiras talvez mais sofisticadas, mais... eufemísticas!

Há alternativas! Há que continuar a luta contra o(s) colonialismo(s)!

---------------

definição (eufemística) de ajustamento estrutural - "Conjunto de medidas de política económica destinadas a corrigir os desequilíbrios mais profundos de um país, dotando-o de estruturas, de mecanismos de funcionamento e de um sistema de preços idêntico ao do mercado mundial, tendo em vista a alteração, a longo prazo, das medidas adoptadas no domínio da produção e do investimento."

Sem comentários: