quarta-feira, fevereiro 08, 2012

A comPassos... até ao Terreiro do Paço!

De repente, dei por mim a sentir-me a compasso de Passos Coelho. Toda a gente a atacá-lo por causa daquele “tiro no pé” (‘inda terá pés o Passos?...) – até do seu próprio interior partidário e governamental –, e eu a dar-lhe razão. E não por aquela reacção de estar, instintivamente, ao lado dos atacados e perseguidos. Mas é que, realmente, há pieguice a mais no nosso País.
A começar por cima, pelo “mais alto magistrado do Nação”, que se lamenta da mixuriquice da sua reforma, ao referir só uma e ao esquecer outras e outras fontes de rendimentos. Aliás, já o tinha feito, antes, por causa da sua D. Maria, coitadinha, que à custa dele teria de viver dada a exiguidade da sua reforma de 800 euros.
Pieguice tanto mais injustificada quanto não faltou quem andasse por aí a vasculhar declarações de rendimentos e apurasse que o casal tem milhões em bens mobiliários, como contas de vário tipo em diversos bancos e aplicações financeiras… só a D. Maria tem, declarados, mais de 600 mil euros em contas bancárias e muitos milhões de unidades de acções, obrigações e fundos de investimento, sem falar dos bens do casal que estão ao luar pelo Algarve e por fora-das-costas algarvias.
A propósito, o jornal da minha terra publicava um artigo sobre o assunto, com um título que tem a ver com essa exemplar pieguice, O Pobre Lamento, mas que eu aproveitaria para os jogos de palavras de que tanto gosto – como os mais próximos sabem – e diria que é um... “pobre lam(ac)ento”.
Nesta embalagem, arranjo um verbo novo “pieguiçar”, neologismo querendo exprimir o acto de usar pieguice. E, curiosamente, logo ao lado do citado artigo há um vice-presidente da Câmara a “pieguiçar-se” de traição em reunião do executivo. e a transformar essa pieguice numa retaliação que dará, decerto, lugar a mais pieguices.

Por outro lado – mas bem do outro lado! – venho aqui incitar os "piegas" que se queixam das reais e muito sofridas dificuldades a lutar. A luta é a única alternativa à pieguice com fundamento.
Todos ao Terreiro do Paço
para que o Passos saiba
que não somos piegas!
e Santa Apolónia-Terreiro do Paço
e Cais do Sodré-Terreiro do Paço
e Martim Moniz-Terreiro do Paço


4 comentários:

Olinda disse...

De vez em quando,também me "pieguiço"
pelas dificuldades que esses piegas me imposeram,mas de pronto,reajo.
Li no Portal Vermelho,faz dias,uma declaraçao de uma moradora despojada,que dizia que nao se pode viver sem esperança.O poeta Hikmet,também o dizia,na sua dura vida.
Dia 11,é dia de luta.
Abraço

samuel disse...

Ah... se fosse possível fazer-lhes as "queixinhas" directamente nos queixinhos...

Abraço.

Antuã disse...

No dia 11 só os piegas ficam em casa.

GR disse...

No dia 11, Passos & Cª irão ouvir os nossos lamentos, não em tom piegas mas, de forma grave e de luta, a Corja “custe o que custar” vai ver que seremos muitos, muitos milhares.

BJS,

GR