domingo, fevereiro 19, 2012

Para este domingo - Os aprendizes de feitiçaria

Esta história sempre me disse qualquer coisa.
Aliás, tem dito a muita gente ao longo dos séculos. de conto popular a poema de Goethe, a poema sinfónico de Dukas, a Walt Disney, a Harry Potter, a um filme de não-sei-quem com o Nicolas Cage... 


... mas... este domingo, melhor: nestes últimos meses e anos, lembro-me muitas vezes dela quando penso na D. Branca (sabem quem era?), no sistema bancário, nas bolsas, nos movimentos especulativos, nos off-shores, no dinheiro artificial e creditício, na usura. Isto deve ser fixação minha, mas esta multiplicação de vassouras provoca-me estas conotações, que só pedem umas boas vassouradas, dadas por quem meta ordem nisto. Que nunca será um feiticeiro mas as massas e o seu papel histórico. Mas tudo tem o seu tempo! Pois se a história (esta com h pequeno) parece que é do século II!

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

E se o feiticeiro, digamos as massas, resolvem voltar-se contra os aprendizes(que tanto têm aprendido) e varrer com eles todos?
Eu sei que tudo tem o seu tempo, mas gostava que ainda me fosse possível, pelo menos, manter a esperança!!!!!
Ao menos que essa esperança e luta tenha os seus frutos no tempo dos meus filhos e netos porque, todos os que vierem depois, também deles irão usufruir.

Um beijo, com esperança.

Olinda disse...

Estamos a passar por uma guerra de classes e,neste preciso momento histórico,estamos em desvantagem.Mas,
serao os povos que determinarao o futuro,sem qualquer sombra de dúvida.