domingo, abril 15, 2012

Reflexões lentas... e recorrentes


De vez em quando tropeço neste texto, e dou-lhe pequenas voltas, ou dou pequenas voltas com ele pela luta de classes, que é um lugar histórico:

Isto de ser comunista…


1. Isto de ser comunista

Isto de ser comunista é lixado.

Porque a atitude em relação aos comunistas, ou aos que é suposto serem-no, é muito interessante (quer-se dezer…). Aquele ou aquela que outros etiquetam de comunista, com acerto ou não, deixou de ser só outra coisa ou passou a ser outra coisa porque é comunista.

Se se lhe descobrem (ou inventam) defeitos ou, pior!, (e mais rigoroso, porque decerto muitos defeitos terá…), quais os defeitos, logo se diz:  "pois, é comunista!"

Mas se se lhe não podem negar qualidades – ser bom ou boa profissional, bom ou boa chefe de família, bom rapaz ou boa senhora –, o reconhecimento incalável dessas qualidades tem de ser acompanhado de um de dois, ou dos dois indispensáveis complementos: "pois… apesar de ser comunista..." ou "pois… apesar de estarmos em desacordo com as suas ideias (e, ainda por cima, são a favor da Coreia do Norte, e da China, e de Cuba, vejam lá do que eles são capazes…)".


2. Isto de ser ex-comunista…

Bom... isto de ser ex-comunista parece ser bestial.

Os defeitos tornam-se virtudes e as qualidades são bem recompensadas. Além de todo o "tempo de antena". São só vantagens... 

Embora, por vezes, só por pouco tempo.

Usam-se os ex-comunistas - e alguns bem se aproveitam das oportunidades! - mas não são recarregáveis.

3 comentários:

Antuã disse...

A culpa de tudo o que corre mal ou é dos comunistas, do Benfica, dos sindicatos, do 25 de abril, etc. etc. Nunca é dos que votaram durante décadas nesta situação horrorosa. A auto-crítica é uma coisa impossível especialmente para quem pensa que o melhor é desenrascar-se e os outros que façam o mesmo. agora é o passos do Coelho que diz que temos de ser menos dependentes do Estado. Para que pagamos impostos?!... E quanto mais pagamos menos direitos temos. E há quem pense que isto é culpa dos comunistas, dos sindicatos, etc. etc.

Graciete Rietsch disse...

Isto de ser comunista é uma coisa de que me orgulho. Acho que sempre fui comunista, militante ou não, porque sempre estive do lado da verdade, igualdade, fraternidade, solidariedade.
Ninguém pode ter certezas absolutas,mas pelo passado e pelo presente e, tenho a certeza, pelo futuro deste meu Partido, eu nunca deixaria de ser comunista e de procurar transmitir a minha ideologia aos meus filhos , netos e todos os meus amigos ou simpples conhecidos, jovens ou menos jovens.
Viva este Partido Comunista e Português como dizia ARY dos SANTOS.

Um beijo.

Olinda disse...

O anti-comunismo está bem entranhado nas mentalidades das pessoas e é estimulado dia a dia pela "comunicação social" ,e não só,para manter o sistema tal como está.É com essa massa ainda sem consciencia de classe que se vão perpetuando no poder.

Abraço.