domingo, outubro 21, 2012

OUTRA INFORMAÇÃO - o bloqueio a Cuba na ONU

21 de Outubro de 2012  

Cuba denuncia na ONU 

efeitos do bloqueio económico


A missão permanente de Cuba junto às Nações Unidas denunciou neste sábado os efeitos do bloqueio económico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra a ilha caribenha em setores como a educação, a cultura e o desporto.

Em comunicado de imprensa, a representação diplomática explicou os elevados gastos adicionais provocados por esse cerco para a aquisição de material e produtos necessários para o sistema educacional cubano.

Igualmente, informou que várias das equipes desportivas de alto rendimento de Cuba nos últimos Jogos Olímpicos tiveram que prescindir de alguns equipamentos especializados produzidos por empresas estadunidenses.

Em outros casos, o país foi obrigado a recorrer a mercados distantes e a adquiri-los a preços muito mais altos, sublinhou.

A esse respeito, o comunicado revelou que o Coliseu da Cidade Desportiva de Havana, uma instalação emblemática do desporto em Cuba, não pôde adquirir o sistema de climatização que requer para seu normal funcionamento.

Isso, devido a que os principais fabricantes e fornecedores do equipamento necessário são de fabricação norte-americana, o que provoca um prejuízo de 550 mil dólares, agregou a representação diplomática na ONU.

Ademais criticou a política de Washington que mantém as limitações ao intercâmbio académico, científico e cultural com Cuba, através do bloqueio e "entorpecendo, por razões políticas, o intercâmbio de visitas de profissionais em ambos os sentidos".

No próximo dia 13 de novembro, a Assembleia Geral considerará pelo vigésimo primeiro ano consecutivo um projeto de resolução apresentado por Cuba e que exige o fim do bloqueio norte-americano.

Durante o recente debate anual de alto nível da Assembleia Geral da ONU, chefes de governo ou de Estado de 45 países exigiram explicitamente o levantamento do bloqueio económico, comercial e financeiro contra Cuba.

Esse cerco ocasionou ao país antilhano um prejuízo económico ascendente, até dezembro de 2011, a mais de um bilião de dólares, considerando a depreciação do dólar frente ao valor do ouro no mercado internacional.


Prensa Latina
em

2 comentários:

Olinda disse...

Os fazedores de opiniao pûblica,sempre tao preocupados com Cuba,nunca transmitem estes verdadeiros actos de terrorismo.
A votacao contra o bloqueio monstruoso (O mais longo da histôria),mais uma vez ,serâ votado contra,pela maioria dos paîses.A favor sô EEUU,Israel e,Ilhas Marshal.Nao me venham falar de democracia,quando nao se aceita a vontade da maioria.


Bjo




Graciete Rietsch disse...

"Em Cuba não se respeitam direitos humanos"!!!!!!!! É o que dizem os que não querem ver a verdade. Então a saúde , a educação,a cultura, a habitação,às vezes um pouco precária por força do bloqueio, a cultura, a alimentação não estão garantidas em Cuba? "No mundo há muitas crianças com fome. Nenhuma é cubana". Palavras de FIDEL.
Ou respeitar os direitos humanos é tentar destruir tudo isso?
Quem não respeita os direitos humanos é quem impõe e apoia o maldito bloqueio.
Cuba não voltará atrás.
Viva CUBA.

Um beijo.