segunda-feira, abril 08, 2013

Na semana que começa


Extractos de uma espécie de diário:

08.04.2013
Depois de uma semana portuguesa agitadíssima, com um final de “vaudeville”, interpretado por protagonistas muito maus, e de um fim-de-semana local, este com alguns excelentes actores e espectadores participantes, começa uma nova semana, que se espera viva…
&-----&-----&
Talvez depois de uma 2ª feira calma, de alguma aparente tranquilidade.
&-----&-----&
Nunca nada é como dantes, mesmo quando se afirma, e jura a pés juntos, que o quartel-general continua em Abrantes… ou em Belém.
&-----&-----&
A marcha contra o empobrecimento é um facto político que há que relevar, por mais que se queira submergi-lo nas ondas de manobras mediáticas, de informação superstrutural, com nomes e mais nomes, à cata de alguns novos menos gastos no meio de tantos usados, abusados.
&-----&-----&
Emerge um Vitor Bento, como alguém que se apresenta, ao gosto pátrio, com um ar sério, grave, austero e diz, convictamente e cheio de críptica sapiência, coisas que não resistem a uma leitura com um mínimo de (outra) informação.
&-----&-----&
Na economia, enquanto cerne da vida colectiva, os preclaros inundam-nos de Hayek e de Keynes, talvez na ilusão de que assim, como avestruzes de cabecinha enterrada na areia, talvez consigam que a vida esqueça o que Marx lembra.
&-----&-----&
O que não há dúvida é que, para mim, isto está interessante; lamentável, e a merecer prioritária atenção, é que esse interesse no plano da luta ideológica, da interpretação da história – da que foi e da que escrevemos –, se escreva com desemprego, dificuldades imensas, desespero, pode já falar-se em miséria e fome.
(...) 

1 comentário:

Olinda disse...

Foi,sobretudo,uma segunda feira de discursos intimidatôrios,desrepeitando a decisao legal do TC.Os "democratas" do
capital,se pudessem,queimavam a Constituicao na praca pûblica.

Um beijo