quinta-feira, novembro 14, 2019

INforme-SE(mpre!)


Não há informação neutra.
Nestes des(en)graçados tempos de império do mercado (e abusiva manipulação do léxico), há a oferta e a procura de informação. Sendo a oferta avassaladora (criadora de vassalos…) e a procura geralmente desmunida de critérios de escolha, resignada por insu/deficiente formação.
Há 50 anos, vigorava o lápis azul da Comissão de Censura, que Marcelo (não este, o Caetano) crismara de “aviso prévio”, lancei um caderninho Informar/informar-SE/como?, que foi, como era de esperar, apreendido.
Não terá tido grande préstimo…
mas teve-o para uso pessoal, como frase-consigna adoptada (e alerta).



Lembrei-me disso, ao ler o avante! de hoje, leitura semanal com que procuro informar-ME, compensando outras informações que me procuram avassalar, ou ter da história e da realidade a representação gráfica e áudio-visual ao serviço de uma classe, condicionada pela correlação de forças.

Ora vejamos, em três exemplos:

(,..)
Não se pode ver/ouvir/ler toda a “outra informação”, posso ter estado pouco atento, mas nada vi/ouvi/li na comunicação social relativo a tal acontecimento edito/cultural promovido pelas editoras avante! e Caminho/Leya, dos livros Podem chamar-me Eurídice… (com prefácio de Ana Margarida de Carvalho e ilustrações de José Santa-Bárbara) e O Signo da Ira, que teve intervenções dos responsáveis das duas editoras, de José Manuel Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Escritores, e do filho mais velho de Orlando da Costa, que é, neste momento, primeiro-ministro.
Coisa pouca para ser informação…

 (...)
Ah!, é verdade!,… estes também estão lá!, dirá o leitor/tele-ouvinte não muito atento ou relativamente distraído com… “causas fracturantes”.
Estão, estão… e trabalham.

 (...)
Golpe de Estado?!
A ideia que foi sendo instalada, de tanto matraqueada é que Evo Morales se foi embora, e deixou tudo num caos. O ter sido eleito, por maioria absoluta, o ter sido contestada a eleição com manifestações “expontâneas”, o  ter recebido o convite-ultimato-sentença de breve execução, o ter sido insolitamente dificultada a sua viagem para o México, o ser tudo mais uma claríssim (embora com aspectos inovadores…) golpe de Estado, com auto-proclamação de presidente interino à-lá-guaidó venezuelano (inovação repetida!)… isso tudo é escamoteado na “outra informação” que nos invade a casa.

 A INFORMAÇÃO NÃO É NEUTRA!
MAS HÁ A QUE NÃO É INFORMAÇÃO… E É UMA... “COISA ASQUEROSA”
INFORME-SE!

3 comentários:

Maria João Brito de Sousa disse...

Faço por isso, embora as cataratas e as cefaleias não ajudem mesmo nada.

Sérgio Ribeiro disse...

Os males e as maleitas vão chegando com os invernos... mas temos de fazer boa cara aos maus ventos e muitas chuvas. Resistamos... que parece ser o que fazemos melhor.
Saudações

Olinda disse...

E essa coisa asquerosa é imposta aos povos dificultando-lhes a percepção da verdade.Bjo