quarta-feira, maio 31, 2006

Com uma profunda indignação

Há um partido político português que adoptou como símbolo a foice e o martelo. Desde a sua fundação, em 1921.
Atravessou o fascismo e a guerra colonial sendo o único partido que resistiu, com sacrifícios e dificuldades que sempre o fortaleceram, a todo o tempo de opressão e a toda a opressão. Sempre com a foice e o martelo.
A muitos não comunistas se deve, também, a conquista da liberdade e da democracia para Portugal, mas, como partido, só a um deve o povo português a luta de 48 anos antes de 25 de Abril 1974 Pela liberdade. Pela democracia. Escrevam-se as histórias que se queiram ou se encomendem, ignorar isto é falsear criminosamente a História.
Estiveram a foice e o martelo escondidos em muitos corações mas sempre bem visíveis nas páginas do Avante!, jornal clandestino e heróico porque só heróis o podiam fazer como foi feito durante 43 anos.
Depois de 1974, esse símbolo deixou de ser clandestino porque ganhou o direito a ser o que sempre foi: o sinal emblemático de um partido político português.
A publicidade a um medicamento (?) usando o símbolo deste partido é uma ignomínia. E está no âmbito de uma luta ideológica em que não se recua perante o infame.

4 comentários:

Anónimo disse...

Esta semana enviei um e-mail para o representante em Portugal, da empresa que vende o “dito produto”. Um mail demonstrando a minha indignação perante este desaforo. Ainda não me responderam!
Sei que de nada irá adiantar, mas estou a enviar e-mail a todos que queiram protestar contra esta situação! Solicitando para que retirem o símbolo do produto.
Não irei (para já) protestar contra o dito produto que mais não serve, senão incentivar as pessoas a beber, funcionando como um antídoto do álcool.

www.kgbportugal.com.pt
geral@kgbportugal.com.pt

Sei que não adiantará nada! Sei também que será necessário grande pressão, para que alterem o símbolo!!!

Sei que estou furibunda, desde que vi este abuso!
Não sei o que fazer!
Há Provedor para os logótipos?

Esta situação não requer atitudes individuais, mas colectivas.
Também já me insurgi noutros locais…

Sérgio,
O teus post são sempre interessantes, o de hoje é muito necessário!

GR

Unknown disse...

Olá Sérgio, também fiquei indignado e considero que o Partido possui meios legais para tentar impedir esta nojice.O direito à imagem, que no nosso caso traduz resistência, luta e trabalho abnegado em prol do povo a que pertencemos, não pode ser emporcalhado por estes canalhas sem escrúpulos.

miguel disse...

sem querer desvalorizar a vossa indignação por demais justificada, não consigo evitar dizer que me choca vertiginosamente mais o facto de existir um outro partido que utiliza a foice e o martelo como forma de apanhar o voto desprevenido do eleitor do PCP. a existência de um medicamento anti-ressaca com o símbolo da aliança operariado-campesinato não é diferente da utilização abusiva que se faz da sigla CCCP, da estrela de 5 pontas, da foice e do martelo e de outros ícones gráficos do património do movimento operário por diversas peças de roupa de conhecidas marcas de pronto-a-vestir, bem como a alusão constante a um revolucionário relacionado quanto baste com uma revolução e um estado socialista (guevara) em diversos items produzidos pela máquina capitalista, como forma de banalizar e mercantilizar a história do movimento operário. O medicamento é só mais um. sendo que, neste caso, até me parece o único com o mínimo fundamento para utilizar a sigla KGB, por via da história da fórmula utilizada. No entanto, claro, tudo se insere na estratégia de tornar os símbolos comunistas em logótipos estéreis e politicamente inócuos. Combatamos o símbolo do medicamento, mas não esqueçamos tudo o resto. abraço e obrigado pela advertência, sérgio.

Unknown disse...

Sourceclick to find out more weblinkmy link a fantastic readimportant site