domingo, setembro 02, 2007

Comparacitação

No actual do Ávante!, Vasco Cardoso publica um pequeno e excelente texto sobre o anúncio, pelo primeiro ministro, da possibilidade dos estudantes do Ensino Superior recorrerem ao crédito bancário para o financiamento dos seus estudos. A perspectiva da educação/formação ser encarada como um investimento lembrou uma "mesa-redonda" publicada na revista "Política Económica-Economia Política", há cerca de 35 anos, sobre o tema, e que a censura/aviso prévio apreendeu.

Mas, faça-se a citação de extracto do texto de Vasco Cardoso:


(...) Com prejuizo de alguma simplificação da complexa teia que está a ser urdida, a lógica que o Governo quer implementar é esta: o ensino é um negócio; as universidades são empresas; os estudantes são clientes; o conhecimento é um produto. Os lucros, esses, ficam para a banca que sem riscos (uma vez que o Estado os assume) amarra milhares de jovens ao pagamento de uma dívida de largos milhares de euros no início da sua (cada vez mais precária) vida activa, (...)

3 comentários:

samuel disse...

O que é triste é que na realidade Sócrates pensa mesmo assim e pouco mais tem na cabeça...

Mar Arável disse...

É O LIBERALISMO DE FACHADA SOCIALISTA

SUGIRO A EXTINÇÃO DO PSD/pp

GR disse...

Onde este maldito (des)governo nos levou e quer continuar a levar, para o abismo!
Os jovens recorrem ao empréstimo, tiram o curso, após o curso concluído e com uma dívida por saldar, vão para o desemprego e é-lhes proposto tentarem novos empregos, não necessariamente para a área do curso finalizado.
É de uma desumanidade, crueldade que só mesmo à chapada!

GR