sábado, setembro 22, 2007

O "meu" primeiro capitão de Abril...

Nas "opiniões" que vai publicando no Alentejo Popular, Varela Gomes faz-me recuar 45 anos, e percorrer estes anos tão vividos!


Lembro o jovem capitão que teve a coragem de ser candidato pela "oposição democrática" em 1961, e que fez uma campanha empolgante, passando pela apertada malha da repressão e da censura, quer da civil quer da castrense. Como ele me entusiasmou!, ao jovem de 25 anos que eu era, e como, depois, sofri (e chorei, sim, chorei!) a notícia vinda de Beja que o dava como morto no assalto ao quartel.


E é neste jornal de Beja que o reencontro quase quinzenalmente, com a mesma coragem, a mesma capacidade de expressão, a mesma virulência de linguagem, talvez - porque não dizer ? - os mesmos excessos, provocando-me a mesma admiração. Seremos - talvez! - irrecuperáveis e, diria..., ainda bem.
Do "meu" primeiro capitão de Abril, transcrevo este pedaço publicado a 20 de Setembro:
.
"(...)Na realidade, a esquerda não sente dificuldades em derrotar a direita no combate de ideias... nas poucas oportunidades que a muralha censória deixa escapar. Remetida para uma semiclandestinidade mediática, a esquerda tem que recorrer a exploração das múltiplas e frequentes contradições, manifestadas pela direita capitalista, nomeadamente pela facção/partido que esteja exercendo funções de governo, numa espécie de luta de guerrilha político/ideológica, cujo objectivo último é o desequilíbrio psicológico do adversário. Por esta via - colocando em confronto constante o afirmado/prometido com os posteriores resultados e opções - a verificação da competência administrativa torna-se imediata. Qualquer comum cidadão entende a rudimentar contabilidade entre o Deve (o prometido a cobrar) e o Haver (o recebido ou conseguido). O saldo negativo - e todos os governos burgueses de 1976 para o actual acabaram no vermelho - torna inevitável a acusação de incompetência, que as estatísticas europeias e mundiais confirmam.(...)"

2 comentários:

Maria disse...

Lembro-me "vagamente" do assalto ao quartel de Beja. Mas o nome de Varela Gomes ficou bem gravado. Assim como outros nomes...
Há muito tempo que não lia nada dele, e foi bom teres transcrito aqui a crónica que ele faz no Alentejo Popular...
Obrigada

Bom fim de semana
Abraço

GR disse...

Nunca mais ouvi falar dele.
Lembro-me de ter lido dois livros do Capitão Varela Gomes,
“Eu capitão me confesso” não sei se o título é mesmo assim.
“A contra Revolução de Fachada Socialista”
Vou procurá-los, tenho a certeza que os tenho.

GR