quarta-feira, fevereiro 20, 2008

A culpa será da "call girl"?!

Desde que me retirei para este cantinho, e só tarefas (partidárias ou asociativas) daqui me arrancam, tenho ido muito menos ao cinema! E faz-me falta...

Este domingo, na cidade ali em baixo, passava o Call Girl, do A.P. Vasconcelos, e não resisti ao chamamento (e à recomendação).

Não tinha a intenção de vir para aqui vazar a moderada indignação que trouxera para casa (que tanto há a merecê-la que é preciso defendermo-nos!), mas o artigo de hoje do Abílio Fernandes no Público, estimulou-me a fazê-lo. Recomendo a leitura.
.
Pergunta Abílio Fernandes em título Um comunista porquê? , e começa: "Será que o enredo do filme Call Girl, de António-Pedro Vasconcelos, terá alguma coisa a ver com o que se passa na sociedade portuguesa? Parece que tem! Mas o que ninguém pode acreditar é que tenha alguma coisa a ver com os comunistas, como parece fazer crer. (...)"
.
Começo por dizer que teria gostado do filme SE... Se tivesse querido contar o que se passa na sociedade portuguesa. Com bom ritmo e linguagem cinematográfica (tanto quanto me permito dizê-lo), com certos personagens muito bem caracterizados, com algumas interpretações excelentes.
.
MAS... mas para quê aquela tão descarada mensagem político-partidária? Para, evidentemente, fazer crer que aquela história tinha a ver com os comunistas. Lar Catarina Eufémia logo a abrir , uma Vila Nova entre Lisboa e o Algarve, as placas para Baleizão, o funeral de Álvaro Cunhal na televisão, as bandeiras de foice e martelo e os punhos no ar erguidos por velhos a atirarem para a senilidade, e o amor aos sobreiros, única amarra de um autarca já com suspeitas de anteriores corrupçõezitas e uma vida muito pouco asseada (ia dizer ortodoxa...). Nada de subliminariedades. Tudo clarinho. O mundo, como se diz no final, está mesmo uma merda mas vá lá que há um ou dois agentes da PJ para evitarem que ainda fique pior.
.
Anti-comunismo pela afirmativa e pela negativa. Pelo que se diz sobre a corrupção que outros protagonizam e nos escolhem para ilustrar, e pela luta nossa que se cala.
.
E não me venham com a balela de que sofremos de complexo de perseguição! Lembro-me logo do homem que vai ao médico e diz sofrer de um complexo de inferioridade, ao que o médico atalha dizendo que o diagnóstico lhe compete a ele, pedindo ao homem para falar. E este fala, fala, e o médico no fim faz o diagnóstico: o senhor não sofre de nenhum complexo de inferioridade, o senhor é mesmo inferior!
Por melhor que seja o filme...

9 comentários:

Maria disse...

Era um filme que eu queria ver. Queria....
... porque depois de te ler e de ler a crónica do Abílio Fernandes já "vi" o filme todo.... e não dou dinheiro a ganhar a esses gajos...
Obrigada por este post....

Sal disse...

Sugeria ao sr. António Pedro Vasconcelos reescrever a história do filme tendo como bode expiatório a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. Isso ele já não fazia...
Não fui ver, nem tinha intenção de ir. E já agora, gosto de actores a sério nos papéis principais. Vêr a Soraia Chaves tira-me a vontade de ir ao cinema. Com tanto bom actor no desemprego...

Anónimo disse...

Ó Sal, olha que a Soraia Chaves merece ser vista! E não falo (só) na perspectiva estética. A girl até não é nada má actriz, ou actora como diz um vereador cá da minha terra.

zemanel disse...

justa indignação, justa indignação!
...Mas se o autarca do filme fosse de outro partido, que impacto isso teria? As coisas normais da nossa vida não nos causam espanto!
Ou seja:
o autarca comunista está ali posto para fazer o mesmo efeito das maminhas da Soraia Chaves.
Espantar-nos pá, espantar-nos!
E Agora calamo-nos?
Não, claro que não!

Anónimo disse...

Palavras para que, e mais uma manifestacao de propaganda do estado neo-liberal em que vivemos.
O que me faz especie, e como as pessoas nao veem a realidade, custa assim tanto? Ainda me lembro da cassette que a culpa era do goncalvismo, agora passados 22 anos na UE a culpa e dos comunistas presidentes de camara? Ou dos corruptos comunistas? Provavelmente dos sucessivos ministros comunistas que tem negociado os fundos, e a sua distribuicao.

Ha coisas que nao lembra o diabo.

Paulo Silva

GR disse...

Cada país tem a Leni Riefenstahl que merece.
Este realizador do sistema não merece o meu respeito, assim como todos aqueles que entraram no filme. Os trabalhos têm de ser escolhidos. Além do mais a dita Soraya, nem precisa de mendigar filmes. Pagam-lhe bem para tirar fotos nuas, sempre é mais digno que fazer estes filmes, onde difamam autarcas comunistas!
Nojento!
É um Vasconcelos, está-lhe no sangue! Como eu gostava de poder pô-lo pela janela fora!

GR

O Puma disse...

é preciso não dar crédito

à canalha

os vasconcelos

andam à solta

zemanel disse...

Essa do vasconcelos, está bem vista sim senhora...A Gr está sempre atenta!!!!

Anónimo disse...

Desculpem...mas... Há Presidentes de Camâra Comunistas corruptos?...Onde?
Não vi o filme nem vou ver! É que gosto pouco de marionetas do Estado! E este La Feria do cimena sempre me irritou e com tanto para ver, ler e ouvir já não me dou ao trabalho!
PS - (de post scriptum) - Acho que não há Presidentes de Câmaras Comunistas curruptos, há é cada vez mais Câmaras Comunistas! Isso sim!