quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Porque será que não nos dizem tudo?

E esse "tudo" pode ser tão pouco!

:

Maputo - A visita de Robert Zoellick, presidente do Banco Mundial, a Moçambique, terminou no dia 4 de Fevereiro. Nas suas declarações finais, Zoellick cumprimentou o Governo por a economia nacional estar a crescer muito rapidamente e aconselhou a que se avançasse com a implementação das reformas em curso.

Com este apadrinhamento, no dia seguinte entraram em vigor os novos preços para o pão e os transportes na Cidade de Maputo e Matola.

Como reacção aos aumentos, desde as 7 horas da manhã de 6 de Fevereiro, as populações da cidade (que tem uma extensão periférica impressionante, conhecida como "cidade do caniço"), começaram, expontaneamente, uma onda de manifestações de repúdio, não utilizando os "chapas", colocando barricadas nas estradas, queimando pneus, paralizando completamente a cidade. A polícia reagiu e houve violência e mortos.

O povo sente que a vida está cada vez mais difícil, apesar do propalado crescimento rápido e acelerado do pais.

(a partir de uma nota de informação de que tivémos conhecimento)

7 comentários:

Fernando Samuel disse...

A «implementação das reformas em curso», aconselhada por quem foi, só podia dar no que deu.
A gente, por cá, bem sabe como é...

Justine disse...

Mas tu vês cada coisa: tem lá alguma ligação a visita do senhor com as reformas do governo????

Sérgio Ribeiro disse...

Comecei a ir muito cêdo ao oculista... embora só precise de usar óculos há pouco tempo!
Aliás, desta vez, para ver "isto"... tive outras ajudas!

GR disse...

Entristeceu-me a violência gerada, a destruição anarquizante, num povo calmo e pacífico. Contudo, este povo luta, reivindica pelos seus direitos, o governo retrocedeu!
Afinal, Vale a Pena Lutar!

GR

Maria disse...

Parece que o Governo recuou, mesmo...
Vamos a ver....

Sal disse...

Só pela luta se chega lá.
E, é claro, não se podem dissociar os dois acontecimentos. A presença do presidente do Banco Mundial não deve ter sido bem recebida pela população. Que ouvimos nós a esse respeito?
Nada.

Halevaciro disse...

Gostava de entrar em contacto consigo. Pertenço ao Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Relações Internacionais de Coimbra e gostavamos de o convidar a participar num evento a organizar em Março. Sei que nao é o sitio mais apropriado mas nao consegui encontrar mais nenhum modo de contacto. Sem mais por agora agradeço resposta em breve.

José Cavalheiro

simue2008@cipric.org
josecavalheiro@hotmail.com