domingo, março 08, 2009

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

Todos os anos, no dia 8 de Março, se comemora o Dia Internacional da Mulher. Aqui também. Na "blogosfera". Nestes "blogs" que vou animando. Ao mesmo tempo que a comemoração alastra a camadas cada vez mais largas da população, tem havido um esvaziamento deliberado do sentido profundo da efeméride, uma "folclorização", faz-se do 8 de Março um dia em que, por exemplo, os restaurantes se enchem de mulheres a confraternizar (o que é excelente), sozinhas (o que é mau, acho eu...), numa "libertação" por se imitar o que tantos homens fazem todos os dias (o que, a meu ver, é péssimo). Quase todas (e todos) ignorando o porquê do 8 de Março.
E... porquê se comemora o Dia Internacional da Mulher, e a 8 de Março? Um pequeno panfleto do Movimento Democrático de Mulheres diz-nos porquê:


«Em 1910 e por proposta de Clara Zetkin, foi aprovado um dia de luta internacional da mulher, em homenagem à dura luta travada em 1857 (curiosamente, ano do nascimento de Clara Zetkin) pelas operárias de uma fábrica têxtil em Nova York (por horários de trabalho e salários iguais aos dos homens). Todos os anos, saem para a rua milhares de mulheres, em todo o mundo, unidas na defesa das suas causas emancipadoras.
Em Portugal o MDM assinalou o 8 de Março, pela primeira vez, há 40 anos. Hoje, continua a haver razões para comemorar esta data. Subsistem discriminações, desigualdades, novas formas de obscurantismos que recaem sobre as mulheres e que é necessário denunciar e combater.»

Também assinalo esta data em som-da-tinta.blogspot.com e em docordel.blogspot.com.

12 comentários:

Justine disse...

Infelizmente continua a ser preciso continuar esta luta por direitos iguais. Continuemo-la então.
(O cartaz do MDM é muito belo)

Fernando Samuel disse...

Pelos direitos das mulheres, A LUTA CONTINUA!

Abraço.

anamar disse...

Juntos, caminhemos sem parar!

Maria disse...

Até agora, e já vi muitos blogues, os que assinalam o dia 8 de Março não referem a sua origem e História, à excepção de um, de uma mulher - Amigona. São os homens (três, tu incluído) que referem a luta das operárias têxteis de NY.
Saberão as mulheres de hoje porque existe o dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher?

Um beijo

Maria disse...

Eu própria me limitei a colocar um poema do Ary...
:)

samuel disse...

Para que o 8 de Março nã se transforme em mais um dia de "prendinhas"!

Abraço

Anónimo disse...

Ontem, aqui na Covilhã, por iniciativa das mulheres da Comissão pela Igualdade entre Homens e Mulheres da União de Sindicatos, fez-se um almoço, seguido de um espectáculo musical.
Correu muito bem e a assistência, mulheres e homens, ficou esclarecida sobre a razão de ser do 8 de Março.

Campaniça

Sérgio Ribeiro disse...

O 8 de Março é data muito relevante no movimento operário. Por via das operárias de Nova York em 1857. Por ter sido uma luta contra a discriminação baseada no sexo, mas também, e não menos importante!, por ter ficado como um marco na luta contra o que motiva essa discriminação, o horário de trabalho agravando a exploração pelo número de horas de força de trabalho pagas e não pagas, assim se criando e apropriando a mais-valia.
O esquecimento desse fundamento, e a "folclorização" da efeméride, interesse e serve uma classe e é grave para a outra com cuja luta estamos. Por ser a nossa, por sermos dela "filhos" ou por opção e "adopção".
Ao ler-vos, queridas amigas e queridos amigos,
,,. comecei assim o dia.
Obrigado pelos vossos comentários.

olga disse...

Até hoje me esforço por explicar a algumas das minhas amigas/os o porquê de eu oferecer sempre um cravo vermelho no dia 8 de Março a todas as mulheres que são para mim importantes.
Dizem-me que preferiam rosas ou geribérias...
Eu fico logo com um nó no estomâgo!Depois respiro fundo e lá conto a história toda outra vez.
Mas com paciência, "isto vai meus amigos isto vai".
bjs

Anónimo disse...

Ouvi na Antena 1 que este dia ficou marcado pela morte de 150 mulheres que trabalhavam numa fábrica em NY .... Diziam que lhes trancaram a porta da fábrica e elas morreram num incendio; o que desencadeou uma série de protestos contra a falta de condições de trabalho e as desigualdades no tratamento comparativamente com o sexo oposto.
Realmente hoje poucos o sabem e menos o esclarecem, parece-me muito importante estas linhas, para que os menos informados e os mais curiosos conheçam as estórias por trás da história.

E eu que pensava que este dia era para as mulheres jantarem juntas e conviverem, receberam prendas dos namorados e maridos.

Ze Manuel

Sérgio Ribeiro disse...

Viva, Olga - Bom trabalho! O "nosso projecto" não está abandonado. Breve te falarei.
Zé Manel - O incêndio em que morreram cerca de 150 operárias é facto histórico mas não está absolutamente comprovado que tenha ligação directa com a greve e luta por um horário de trabalho, em 1857, em Nova Yorque, de muitas operárias têxteis e que Clara Zetkin propôs que motivasse fazer do 8 de Março Dia Internacional da Mulher.
Já referi o incêndio e suas trágicas consequências noutros 8 de Março mas, dado ter-me surgido a dúvida, deixei de o fazer.
Mas vou continuar as pesquisas

Anónimo disse...

A passear pelo anónimo, como às vezes faço, dou com a capa do "nosso" folheto deste ano a ilustrar um lindo post sobre o 8 de Março... Obrigada pelo destaque e aproveito o espaço publicitário para te dar o link para essas e outras coisas "de mulheres": www.mdm.org.pt.
Já agora, obrigada à Justine também, pelo cumprimento. A autora é uma talentosa aderente do MDM chamada Sónia Semião.