sexta-feira, janeiro 07, 2011

Alguns dados da votação de 2006 - Santarém

Na preparação para participar nalgumas iniciativas integradas na campanha de Francisco Lopes à Presidência da República, retomei alguns escritos e trabalhos encetados em Setembro de 2010.

Para hoje, para o encontro entre mandatários distritais na Casa do Brasil, em Santarém, vou levar e distribuir dois papeis que elaborei, relativos ao distrito de Santarém sobre a questão da 1ª e da 2ª volta.
Em vez das sondagens tão manipuladas e manipuladoras, servi-me dos resultados de 2006 no distrito, estes números mostram como é falso o pressuposto da fácil eleição de Cavaco Silva à 1ª volta, em 2006.
Além de não o ter sido, a nível nacional, como já apresentei, pois só o foi por uma margem mínima e apenas possível por os votos brancos e nulos não contarem como votos expressos, e de em 9 distritos não ter sido real, em Santarém, um desses distritos, os números pelos seus 21 concelhos confirmam-no.

Apenas em 7 concelhos, Alcanena, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Rio Maior, Sardoal e Tomar, Cavaco Silva teria maioria absoluta, e em 13 concelhos, com mais de 2/3 dos inscritos no distrito, teria sido obrigado a ir a uma segunda volta e num outro (Alpiarça) nem à 2ª volta iria pois Jerónimo de Sousa, com 36,4%, e Manuel Alegre, com 25,6%, tiveram mais que os seus 19,8%.
Num "post" seguinte ilustrarei mais explicitamente, e mostrarei a expressão espacial desta votação.

Sem comentários: