quinta-feira, fevereiro 02, 2012

TERREIRO DA LUTA/TERREIRO DO POVO

O fim-de-semana que passou ficou marcado pela realização do XII Congresso da CGTP – Intersindical Nacional.
Tratou-se de um êxito notável dos trabalhadores portugueses, da sua Central Sindical, do movimento sindical unitário.

(...)

Enfim, foi a CGTP-IN que ali esteve, foi a grande central sindical dos trabalhadores portugueses, central sindical de classe, unitária, de massas, independente e democrática, por isso, sempre ocupando o seu lugar ao lado dos trabalhadores e dos seus interesses e direitos, sempre combatendo o grande patronato explorador e opressor. Sempre – no passado como no presente – assumindo a sua inequívoca postura de classe, exemplarmente sintetizada por Arménio Carlos, o novo Secretário-geral, na intervenção de encerramento do Congresso, quando afirmou: «Nós somos os explorados, eles são os exploradores» – afirmação que tanto desagradou e irritou os analistas de serviço. Pudera!...

O XII Congresso da CGTP-IN foi o que se esperava que fosse: a reunião máxima de uma verdadeira central sindical com provas dadas na sua intransigente defesa, em todas as circunstâncias, dos direitos e dos interesses das massas trabalhadoras.

Foi a resposta, uma grande e convicta resposta, à situação política, económica e social decorrente da política de direita.

(...)

Dia 11 – porque é dia de luta contra a exploração, contra o desemprego, contra a ofensiva anti-laboral – é dia de fazer do Terreiro do Paço o Terreiro da Luta dos Trabalhadores.

Dia 11 – porque é dia de luta contra as sucessivas medidas de austeridade; contra os roubos nos salários, nas reformas e pensões; contra os aumentos desumanos dos preços dos bens essenciais; contra a celerada proposta da «lei dos despejos»; contra a liquidação de serviços públicos indispensáveis… – é dia de enchermos de povo o Terreiro do Paço e dele fazermos o Terreiro do Povo.

5 comentários:

Olinda disse...

Será,de certeza,uma grande resposta a todas as medidas da violenta agressao a quem trabalha.
Lá estaremos¡
Abraço.

Olinda disse...

Será,de certeza,uma grande resposta a todas as medidas da violenta agressao a quem trabalha.
Lá estaremos¡
Abraço.

Jorge Manuel Gomes disse...

Lá nos encontraremos!

Vamos integrados na USP (União de Sindicatos do Porto)/SITE-Norte(antigo STIEN, sindicato dos electricistas).

Abraço,

Jorge

Graciete Rietsch disse...

Lá estaremos no Terreiro do Paço, que se transformará na PRAÇA do POVO.

Um beijo.

Antuã disse...

Então se é para ir, vamos lá.