quinta-feira, abril 09, 2015

Completando "posts" aqui colocados - há que não esquecer!

 - Edição Nº2158  -  9-4-2015
Presidente checo 
lembra papel libertador da URSS



O presidente da República Checa, Milos Zemen, realçou, dia 29 de Março, o papel libertador do Exército Vermelho e da União Soviética em 1945, e a sua acção decisiva para a derrota da Alemanha nazi.
Intervindo na rádio F1, de Praga, Zemen frisou que «em 1945, os soldados soviéticos entraram na Checoslováquia como verdadeiros libertadores, e logo no Outono do mesmo ano deixaram o nosso país», onde no ano seguinte se realizaram eleições legislativas.
«Quem afirma o contrário, desconhece os factos elementares da história», disse o chefe de Estado, em resposta às deturpações surgidas na imprensa, pretendendo que a Checoslováquia não foi libertada, mas ocupada pelos soviéticos.
Zemen anunciou que vai estar presente nas comemorações do 70.º aniversário da capitulação da Alemanha, no próximo dia 9 de Maio, em Moscovo, para prestar homenagem à memória dos 150 mil soldados soviéticos que perderam as suas vidas durante a libertação da Checoslováquia.
«A minha viagem a Moscovo é uma expressão de gratidão pelo facto de hoje na República Checa não termos de falar alemão e gritar “Heil Hitler!” ou “Heil Heydrich!”», salientou Zemen, lembrando que foi precisamente Reinhard Heydrich, então governador nazi dos territórios ocupados da Boémia e Morávia, quem, em Setembro de 1941, no Castelo de Praga (residência dos reis e presidentes), afirmou que «não havia lugar para os checos neste território».

Milos Zemen, citado pela agência russa Novosti, declarou ainda que sem a União Soviética não se poderia ter derrotado Hitler, e os 20 milhões de cidadãos da URSS que morreram durante a guerra foram o preço dessa vitória.

3 comentários:

Olinda disse...

Jâ aqui se tinha falado da verticalidade do embaixador Checo.Agora ê a vez do Presidente da Repûblica Checa,que demonstra uma grande honestidade polîtica e histôrica.Tao bom saber estas coisas!

Bjo

Unknown disse...

Com tudo o que estamos a viver de momento,estas noticias confortam a nossa alma!
A verdade,está aí!
Mas, quem lhe dá a relevância, que ela
merece???
OS de sempre...que não desistem e
resistem!

yanmaneee disse...

yeezy boost 350
yeezy
kyrie 5
kd 12
off white
kobe shoes
yeezy boost 350
adidas yeezy
kyrie irving shoes
jordans