quinta-feira, abril 23, 2015

Pela PAZ - Por ABRIL

 

Conselho Português para a Paz e Cooperação
Rua Rodrigo da Fonseca, 56 – 2º 1250 -193 Lisboa, Portugal
Tel. 21 386 33 75 / Fax 21 386 32 21 e-mail: conselhopaz@cppc.pt
Por Abril! Pela Paz!








No momento em que se comemora o 41º aniversário do 25 de Abril de 1974 e do processo revolucionário que se lhe seguiu, que devolveu a Portugal a dignidade perdida sob a ditadura fascista, impondo-o ao convívio da comunidade das nações como um país democrático e progressista, o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) reafirma os seus valores, designadamente os que continuam expressos no artigo 7º da Constituição da República Portuguesa.

Desde logo, o 25 de Abril de 1974 foi um acto de PAZ, pelo reconhecimento expresso no Programa do Movimento das Forças Armadas de que a solução do conflito colonial era política e não militar e, posteriormente, já em pleno processo revolucionário, pelo reconhecimento do direito à independência das colónias, culminando com a consagração, na Constituição da República Portuguesa (CRP), dos princípios da independência nacional, do direito dos povos à autodeterminação e à independência, da igualdade entre os Estados, da solução pacífica dos conflitos internacionais, da não ingerência nas assuntos internos dos outros Estados e da cooperação com todos os outros povos para a emancipação e o progresso da Humanidade.
Na CRP consagra-se também que Portugal preconiza a abolição de todas as formas de imperialismo, colonialismo e agressão, o desarmamento geral, simultâneo e controlado, a dissolução dos blocos político-militares e o estabelecimento de um sistema de segurança colectiva, com vista à criação de uma ordem internacional capaz de assegurar a paz e a justiça nas relações entre os povos.
O (CPPC) nestas comemorações da revolução de Abril exige que as autoridades portuguesas cumpram a Constituição da República e reconheçam também o direito dos povos à insurreição contra todas as formas de opressão, nomeadamente contra o colonialismo e o imperialismo.
A nova era em que Portugal entrou com a revolução de Abril, assumindo em pleno, na ordem interna e externa, todos os avanços civilizacionais que o final do século XX registava, projectando um Futuro de paz, de progresso e de cooperação e amizade com todos os povos do mundo não pode continuar a ser posta em causa.
O CPPC considera que a Constituição da República Portuguesa, apesar das revisões constitucionais a que foi sujeita, todas para a limitarem na sua índole libertadora e progressista, continua a ser uma plataforma fundamental, na defesa dos valores de Abril, em torno da qual se impõe mobilizar os portugueses.
Assim, apelamos a todos os democratas e amantes da Paz que, neste quadro internacional caracterizado por redobrada agressividade do imperialismo, exijam o cumprimento da Constituição da República Portuguesa e a concretização dos valores de Abril.
Direcção Nacional do CPPC
22 de Abril de 2015

O CPPC participará e apela à participação de todos nas comemorações populares do 25 de Abril. Pontos de encontro para os amigos que queiram se juntar ao CPPC:
Coimbra - 14h30 - Praça da República frente ao Sindicato dos Professores
Lisboa - 14h30 - Marquês de Pombal junto ao Banco do Brasil
Porto - 14h30 - Largo Soares dos Reis junto a monumento a Virginia Moura

1 comentário:

Olinda disse...

E ê esta Constituicao que,apesar de tudo,tem sido um travao para as pretensoes dos partidos do "arco"

Bjo