segunda-feira, março 12, 2018

A russofobia na "comunicação sucial"


do (quase) diário:

12.03.2018

(...)

Quero começar a trabalhar seriamente, abro o computador e logo chegam as notificações ao canto inferior direito do ecrã.

&-----&-----&

Espreito-as, nesta insaciável sede de estar informado, e apanho com a informação de que “Putin mandou abater avião de passageiros…”.

&-----&-----&

 Não resisto, e vou confirmar.

&-----&-----&

Putin mandou abater avião de passageiros em 2014
Por ZAP
12 Março, 2018






Vladimir Putin determinou que um avião de passageiros fosse abatido em pleno voo, em 2014. A ordem foi dada porque havia a suspeita de que a aeronave carregava uma bomba com destino à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi.

A revelação foi feita pelo próprio presidente russo num documentário de duas horas para o qual foi entrevistado, revela a BBC. No documentário, Putin diz ter sido informado de que um avião tinha sido sequestrado quando a Olimpíada de Inverno estava prestes a começar.
A aeronave ia da Ucrânia à Turquia, mas a rota teria sido desviada para atingir a cidade russa de Sochi. O presidente russo conta, porém, que se tratava de um falso alarme – e o avião nunca chegou a ser abatido.
O filme foi divulgado dias antes das eleições presidenciais marcadas para 18 de março, que devem consolidar a sua reeleição. O presidente russo disputa o lugar com outros sete candidatos, mas nenhum parece ameaçá-lo. O principal líder da oposição, Alexei Navalny, foi impedido de concorrer.
“Disseram-me que um avião na rota da Ucrânia para Istambul tinha sido capturado e que os sequestradores exigiam aterrar em Sochi”, recorda Putin no filme, segundo a Reuters.
Boeing 737-800 da companhia aérea turca Pegasus Airlines voava de Kharkiv para Istambul com 110 passageiros a bordo. No estádio onde se iria celebrar a cerimónia de abertura dos Jogos – e que seria alegadamente o destino do avião – estavam mais de 40,000 pessoas. Segundo o jornalista Andrey Konrashov, os pilotos afirmaram que um passageiro disse ter consigo uma bomba e ordenou que mudassem a rota para aterrar em Sochi.
No filme, Putin relata que os seus auxiliares da área de segurança lhe disseram que o procedimento de emergência para uma situação como essa era abater a aeronave. “Disse-lhes: façam o que tem de ser feito”.
O presidente conta ter recebido, minutos depois, uma chamada a informá-lo de que se tratava de um falso alarme. Logo depois, Vladimir Putin seguiu para Sochi para a abertura dos Jogos de Inverno. Na origem do incidente terá estado um passageiro embriagado e o avião acabou por se dirigir, como previsto, para a Turquia.
(…)
&-----&-----&

Fico “informado” e indignado!

&-----&-----&

Como se pode levar tão longe (e tão baixo) a manipulação da comunicação social!

 &-----&-----&

Eu, que nunca tive qualquer simpatia pelo senhor Putin, com esta campanha de russofobia, estou a sentir-me Putinófilo!

&-----&-----&

Mas quantos dos alvejados com tal “informação” terão alterado os seus pequenos projectos de trabalho (ou diversão) para melhor se informarem e terão ficado com o conhecimento de que o presidente russo mandou abater um avião de passageiros (talvez de população síria a fugir do inferno Assad aguentado por Putines)?

&-----&-----&

Tenho de voltar ao trabalho… mas só depois de postar, para não pactuar, pela passividade, com esta ignomínia!

(...)

4 comentários:

Olinda disse...

Penso que está em formação uma campanha com contornos muito preocupantes.Hoje ,também ouvi,via rádio,uma notícia da BBC, de um suposto assassinato a mandado de Putin,que tinha que ser averiguado.A confirmar-se,a primeira ministra inglesa teria que tomar medidas(?),pois foi em solo inglês o suposto crime.Sem palavras!Bjo

Sérgio Ribeiro disse...

Olá! Também ouvi, já depois de ter "postado". É, claramente - para quem queira ver - uma campanha orquestrada. De russofobia!
Saudações camaradas.

Justine disse...

Grande SÚCIA, de facto! a notícia está clara, depois da tua desmistificação!

O Puma disse...

Haja equilíbrio na assimetria