quarta-feira, dezembro 04, 2019

Páginas-notas do (quase)-diário





04.12.2019

(...)


Sempre, sempre a aprender, muito me deu para estudar a matéria que me foi fornecida pela última campanha eleitoral, e uma frase então lida e ouvida tem vindo a impor-se no meio do magma dos slogans e palavras de ordem, pela sua validade intrínseca e fundamentada e pelo seu potencial de comunicação:
O CAPITALISMO NÃO É VERDE

&-----&-----&

Também pelo respeito que me merecem os muito jovens ao serem manipulados e instrumentalizados, quando em particular são vítimas inocentes e ingénuas, quando os transformam em falsos juízes e servem para dar sentenças inúteis e mistificadoras.  

&-----&-----&

Disse tudo e, por isso, não digo mais:
O CAPITALISMO NÃO É VERDE!

&-----&-----&

Embora ainda deixe o meu conforto por ter visto o partido que tomei (o Partido…) ter conseguido manter-se à margem de ingreta questão que tanto ocupa o espaço mediático (bem ao contrário da irritação e ou zanga que me provocam o silêncio ou a desvirtuação que são dadas às nossas posições).

&-----&-----&

Mas não era isto que trazia da cama e do sono para dizer, e fui apanhado pela lava larvar em terreno por lavrar como se fosse sementeira de salvação quando é estrume envenenado.

&-----&-----&

Por isso, cala-te boca!, que não é a altura de te abrires.

&-----&-----&

Ou melhor, fala do que tinhas para dizer que começa a ser bem tempo.

&-----&-----&

E assim é que, nas invasora referências aos 70 anos de uma coisa chamada OTAN (porquê NATO, em inguelix?), me indigno que baste e barafusto… em susto!

&-----&-----&

Vi, ouvi e li que faz 70 anos e está com problemas, porque cada um dos cúmplices notórios e notáveis está para seu lado, porque corre risco a sua sobrevivência, porque é preciso lutar para que assim não seja, que é indispensável preservar a organização em nome da defesa do que (dizem…) é essencial.   

&-----&-----&

defesa? A OTAN/NATO que sempre foi agressora e nunca defensiva?

&-----&-----&

… e do que é essencial? Mas ninguém dos seus arautos e fautores clarifica o que é o essencial?, a civilização ocidental?, princípios e valores que mereçam o nome de humanos e… essenciais?

&-----&-----&

Como dizia ontem Putin (veja-se lá quem estou a citar… por tão bem o ter dito em frases curtas e certeiras), a OTAN/NATO nasceu (em 1949, há os tais e ora festejados 70 anos) agressora, na “guerra fria”, para atacar a União Soviética, a qual, cinco anos mais tarde (em 1954) criou – como resposta, para se defender… – um Pacto (de Varsóvia), que já não existe (nem o tal Pacto, nem até mesmo – e sublinhou-o Putin… – a União Soviética).

&-----&-----&

A questão essencial, essa sim essencial!, é que a OTAN/NATO tem necessidade de um inimigo para existir, para unir os desavindos cúmplices, que só cúmplices serão se tiverem um inimigo comum a ameaçá-los.

&-----&-----&

Seja esse inimigo os que se querem donos do que é seu – do ouro e da prata, ou do petróleo (ouro negro e prata viscosa) ou o lítio (minério branco) –, seja os que melhor e mais crescem que eles e que, por isso, lhes ameaça a supremacia, seja sobretudo – e isso é que é essencial – o trabalho, que tem de ser mercadoria e única força criadora de valor a apropriar.

&-----&-----&

 Seja os Povos!

&-----&-----&

E apetece (apetites insaciáveis são estes) escrever mais e por aqui ficar a especular sobre a necessidade do inimigo, a necessidade metafísica, as necessidades animais e humanas por satisfazer, as necessidades … mas não pode ser.

&-----&-----&

O CAPITAL – COMO RELAÇÃO SOCIAL QUE É – TEM NECESSIDADE DE IR CRIANDO INIMIGOS COLATERAIS PARA COMBATER O SEU INIMIGO, QUE É O TRABALHO  

3 comentários:

Olinda disse...

Uma verdade inegável e que não é de hoje.Bjo.

Justine disse...

Há uma cor diametralmente oposta ao verde? Então é essa a cor do capitalismo

Maria disse...

Eu acho que o capitalismo não tem cor nem pátria. É um polvo com milhões de tentáculos e por isso tão difícil de destruir.