sexta-feira, agosto 15, 2008

Avante!

Depois do post sobre o Cáucaso, continua a leitura do avante!. E a reflexão que sempre provoca.
A partir da informação sobre as lutas, sobre as lutas por cá (e tantas são!), das quais a outra comunicação social não dá notícia, ou só a dá enviesada, ou porque alguém quer “pôr os corninhos ao Sol” (páginas 5 a 12, 23 e 32).
A partir da informação sobre as lutas que andam lá por fora, bem diferente das versões e omissões da outra comunicação social, como sobre o Cáucaso (muita e bem diferente), a Alemanha e o seu pico de greves, a França e a defesa dos direitos democráticos, a Suécia e a contestação na rua à “lex Orwel”, a Bolívia e o povo a ratificar Morales, a Colômbia e assassinatos e perseguições, os Estados Unidos e as eleições e a candidatura contra-corrente de Cynthia McKinney (é de não perder o artigo de Larry Holmes).
Com base no editorial (Um tempo sombrio) e em comentários e opiniões de Rui Paz (já referida), de Leandro Martins, Anabela Fino e Filipe Diniz, na secção Actual, de Fernanda Mateus (Dar mais força à luta das mulheres), de Ilda Figueiredo (Produção e comércio), de Larry Holmes, de Anabela Fino (Sem espinhas em a talhe de foice).
Mais o artigo de Domingos Lobo sobre Armindo Rodrigues – o poeta do lirismo que nos interroga e inquieta, e as secções habituais de Religião, Ciência & Tecnologia (que alterna com Desporto e Gastronomia), Pontos Cardeais, TVisto (Difíceis dias de Agosto), o aconteceu e a agenda, o cartoon do Monjinho. Ainda o suplemento coleccionável sobre a Festa do avante!.
E não fui exaustivo…

Enfim, a informação de que há outro mundo e a certeza de que o mundo pode ser outro!

6 comentários:

samuel disse...

Está tudo nas duas últimas linhas!...

Abraço

MJ disse...

Concordo com tudo, e o artigo de Larry Holmes pareceu-me igualmente muito importante.

Um abraço

Fernando Samuel disse...

Avante, Camarada, Avante - na leitura do Avante!

Anónimo disse...

Como antes de Abril o Avante é a única fonte de informação segura.

GR disse...

Também gostei muito de ler a notícia sobre o CT de Grândola, onde se lê: “Tribunal suspende despejo do PCP”, assim como o artigo da camarada Ilda Figueiredo, muito interessante o artigo sobre o grande poeta Armindo Rodrigues.
Ler o Avante! é andar bem informada.
Sem esquecer o Cartoon,
o Monginho é o melhor cartoon de todos os tempos.

Para quando uma entrevista no Avante!ao escritor Sérgio Ribeiro, sobre o seu novo livro “50 anos de Economia e Militância”?

GR

caminhante disse...

é verdade que vão fazer uma festa com opera e tudo? e depois marcam encontros por tudo o que espaços. parece que a comissão de campo tem de criar uma agenda para gerir esses encontros.lá estaremos com os nossos amigos e camaradas
um abraço