quinta-feira, abril 22, 2010

Nos 140 anos do nascimento de Lenine – 5 (22.04)

Lenine nasceu a 22 de Abril, há 140 anos.

Assinalou-se, aqui, esta efeméride do maior significado para a História da Humanidade, com uma série de 5 “posts”. Soube a pouco.

Este é apenas, sublinhe-se, um modestíssimo contributo que se quer juntar a muitos outros que se estão concretizando. A revolução soviética, de que Lenine é um símbolo, e uma ilustração pela unidade dialéctica da teoria e da prática revolucionárias, não pode ser apagada, e muito se tem de lutar para que não seja, como está a ser, totalmente desvirtuada historicamente.

A vida de Lenine, pela sua intervenção no rumo do fluir colectivo, insere-se, inapagavelmente, na História, que é a da luta de classes enquanto classes – tal como o marxismo-leninismo as define, de forma não dogmática – houver na História.
A última citação traz-nos bem perto. Traz-nos hoje e aqui.

5. «Politicamente, devemos aproveitar os desacordos que existem entre os nossos inimigos mas unicamente os desacordos profundos determinados pelas causas económicas mais graves. Se tentarmos explorar os pequenos desacordos ocasionais, nós não seremos mais que pequenos políticos e medíocres diplomatas. Nada de sério se ganhará com isso.»

[Obras (edição francesa), tomo 31, página 460, em Les idées de Lénine et les relations internationales contemporaines, D. Tomachevski, Les éditions du progrès, 1974, Moscovo]

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

Estas citações retiradas das obras de Lenine vou-me obrigar a pensar e ,se possível,fortelecer ainda mais os meus ideais.
Obrigada, camarada.

Um beijo.