quinta-feira, março 24, 2011

Poemas cucos - sobre a manifestação de 19.03

Esta "cucagem" é especial.
É feita sobre um texto de um tal Pata Negra, que se auto-nomeou Rei dos Leittões, e até se atreveu a candidatar-se a candidato a Presidente da República (e teria feito muito melhor figura que outros que levaram a candidatura até ao fim), escreve umas coisas que merecem ser lidas... e "cucadas".
Esta o comprovará. Fiz-lhe umas pequeníssimas alterações (que, aliás, lhe comuniquei), mudei-lhe a forma porque me pareceu que a valorizava (o que ele nunca faz...), mas todo o mérito é dele.
.
Manifestação de Afecto

Gosto de estar à beira mar,
sentado a observar,
uma a uma,
as pessoas a passar,
de lhes medir os corpos,
de lhes julgar o andar,
de lhes estudar a expressão
e de especular acerca de quem são
e de onde são.

Nada que não se possa fazer,
num descanso de fim de manifestação,
nos Restauradores.

E estava eu ali sozinho,
nesse entretém,
quando uma senhora de 80 anos
(e upa lá…),
de mala de senhora pela curva do braço,
de vestuário bem encaixado na idade,
muito mais baixa que eu
(que não sou alto),
encostou a sua isolação à minha,
e estendeu-me unicamente estas palavras,
assim,
sem mais nem menos,
sem boa tarde,
sem adeus,
ou "quem és tu?":

- Eu nunca vi tanta gente em toda a minha vida!
Ui Jesus, o povo que para aí vai!
Venho lá de cima do Marquês e vem gente de todas as ruas,
a Avenida é uma enchente,
aqui é o que se vê!
Credo Santo nome de Deus!
Em toda a minha vida nunca vi tanta gente!

E,
dito isto,
seguiu,
de passos pequenos mas frequentes,
para o Rossio.
Não faço ideia de onde vinha,
para onde ia,
ou porque estava ali.
Nem sequer interessa se era manifestante,
transeunte,
se ia para sua casa,
que seria logo ali…,
se dava a sua volta habitual,
ou se ia na camioneta p’ró Zambujal!

O que fiquei,
o que eu fiquei mesmo,
foi muito contente
por ter visto aquela senhora entre tanta gente
e,
de entre tanta gente,
ela me ter visto a mim,
e de ambos termos visto tanta gente
como uma senhora nunca viu em 80 anos!

7 comentários:

Anónimo disse...

Gosto muito. Muito giro!
Ainda bem que cucaste.

Campaniça

beta disse...

Apetecia-me dar-te um abraço Camarada!!
Um grande abraço!

samuel disse...

Muito bom!

Abraço.

Pata Negra disse...

Competentemente valorizado, assino por cima e, para não falhar à rima, evidentemente obrigado!

cid simoes disse...

E nunca seremos demais.

Graciete Rietsch disse...

Tanta, tanta gente cheia de energia e determinação, mesmo aos 80 anos.
Foi uma grande Manifestação.

Beijos.

Maria disse...

Muito bom, mesmo!!!
O retrato da 'enchente' da Avenida da Liberdade!