Quatro aponta mentes sobre a informação que temos, e a gente que dela é pasto e obra:
- Mais de 300 mil no Terreiro do Paço, a maior manifestação desde há três décadas. O comentador mais encart(eir)ado - e decerto mais ouvisto - da televisão, na sua intervenção televisiva para comentar a semana, em quase 40 minutos de "actuação", dedicou a essa manifestação menos de 1 minuto, de que se guarda o adjectivo gigantesca e a ideia de que há "qualquer coisa", mas tudo envolvido, nesse menos de 1 minuto, na interpretação das sondagens anteriores à manifestação e na conclusão de que, se houvesse eleições, tudo ficaria na mesma!
- Advogados que acompanharam as vendas de EDP e REN elogiam a entrada de capital chinês num momento de grande aperto financeiro para Portugal. e a notícia que se destaca é que "crentes e não crentes, devíamos ir todos a Fátima, a pé, agradecer estas duas privatizações". A frase, de um sócio da Linklaters e advogado da State Grid na compra da REN, é partilhada por um advogado dos também chineses da Three Gorges e um outro advogado da REN e da Eletrobras.
- «"Todos" os líderes europeus estão empenhados em "fazer tudo o que for preciso para ultrapassar a crise", proclamou o presidente do Conselho Europeu, van Rompuy, numa entrevista difundida em Pequim hoje, véspera da XIV Cimeira China-União Europeia». A tradução portuguesa, segundo o primeiro-ministro, é "custe o que custar"!
- Hoje de manhã, pelo menos 48 edifícios incendiados, 150 lojas pilhadas, uma centena de feridos e 130 pessoas detidas. Este é o balanço de uma noite de violência e protesto nas ruas de Atenas por causa do novo pacote de austeridade grego. Estes dados foram revelados à Reuters por uma fonte da polícia helénica esta manhã, numa altura em que se limpam as pedras e os vidros das ruas da capital da Grécia. Entre os edifícios incendiados está o cinema Attikon, que data de 1870, e é considerado um dos símbolos neoclássicos de Atenas. Em Salónica e nas ilhas de Corfu e Creta também há registo de episódios de violência. As medidas tiveram o voto de 199 dos 300 deputados que compõem o parlamento grego, tendo levado à expulsão de 43 deputados, que votaram contra as indicações dos seus partidos. "Segundo os críticos, (a aprovação destas medidas) tornará impossível a recuperação económica do país". Entretanto, sublinha-se!, as bolsas regiram positivamente...
Para onde se caminha? Será autismo, ou é muito pior que isso?
Se se juntar a situação internacional, e a campanha em curso para fazer da Síria uma segunda Líbia, que foi um segundo Iraque e Afeganistão, e aquilo que se possa seguir, HÁ MESMO QUE PÔR UM TRAVÂO A ESTE DESESPERO E LOUCURA DE UMA BESTA EM ESTERTOR... aparentando calma e determinação.
8 comentários:
Nem de propósito...
Esta manhã, no habitual momento de leitura no comboio para Lisboa, li a seguinte passagem de um dos principais textos de um dos principais ideólogos do capitalismo e da actual correlação de forças:
«[...] para nos previnir de tomarmos decisões erradas temos de reduzir de forma deliberada o conjunto de alternativas que se nos apresentam, todos nós sabemos que é comum ser necessário tal prática se queremos atingir os objectivos de longo alcance.»
Hayek, F. A. (1960), «The Constitution of Liberty», University of Chicago Press, pag.66.
[tradução da minha inteira responsabilidade...]
Surrealismo, autismo, estertor de um sitema em agonia que magoa mesmo muito.
Um beijo.
E,da pata da besta em estertor,há que guardar,pelo menos,a distância de vara e quarta.
Um abraço,
mário
Um pormenor: o comentador comentou mas por inciativa própria, sem que o jornalista lhe tivesse perguntasse alguma coisa acerca do assunto. Assim vai a nossa informação - só no estrangeiro é que há manifestações.
um abraço entre 300 000
Não é autismo, não, é estratégia bem estudada!
É uma guerra, e o saque a que uma das partes é submetida enriquece a outra.
E os saqueadores sabem que o mesmo se passará em Madrid, Paris, Lisboa e outras cidades; é uma questão de tempo.
Claro que não pode ser uma questão de autismo, isto não é tão simples assim , tudo é devidamente planeado e orquestrado,e até a ausencia de valores morais e o egoismo e individualismo que se criaram nas sociedades contemporaneas tem ajudado esta classe de mafiosos instalados no poder a destruir tudo em que tocam!
Este autismo é premeditado.
Enviar um comentário