O resumo da minha intervenção para o Congresso Marx em Maio,na mesa 16 (com comunicações de Selma Totta e Silas Cerqueira, e a moderação de Rui Henriques), com o título Sobre o contributo de Marx para o marxismo, esperando-se haja debate, como em todas as 19 mesas:
Só com Marx há marxismo, mas há marxismo para além de Marx. Não está publicado tudo o que Marx escreveu, e o marxismo não se esgota no escrito por Marx.
Marx afirmou só considerar, “na fase histórica do capitalismo”, o dinheiro com base metálica, apesar de ter estudado o ainda não relevante “dinheiro simbólico e creditício”. Na actual fase do capitalismo, a especulação “desmaterializada” procura superar as insuperáveis dificuldades materiais da exploração da força de trabalho.
No imens(o)urável contributo de Marx, que ajuda para a compreensão de uma fase que Marx não estudou?
Não para apenas compreender, para transformar.
O resumo tinha o limite regimental de 600 caracteres
(com evidente tolerância
mas, evidentemente..., sem abusos)
3 comentários:
Olá camarada Sérgio!
TRANSFORMAR...é a grande dificuldade mas...com geito e arte lá chegaremos.
Um abraço.
Manangão
Manangão - Viva,camarada. Lá chegaremos
um abraço
Marx analisou profundamente as sociedades que se conhecia,esclavagista,feudal e capitalista e,demonstrou que estava tudo relacionado com a produção.E,demonstrou que,históricamente,o capitalismo devia desaparecer e,dar lugar a uma nova sociedade:a sociedade socialista.Para se chegar lá,temos que passar por muitas etapas,muito díficeis,é claro,mas o futuro da humanidade não pode ser o capitalismo.
Abraço
Enviar um comentário