quarta-feira, abril 23, 2014

dias de agora, nestes dias antes de 25... - 23

23.04.2014

Na noite de ontem, passei, rapidamente, pelo filme do neto do Miller Guerra de homenagem à memória do avô, grande democrata.

&-----&-----&

Tão grande que até mereceu que o filme se incluísse na série sobre as comemorações televisivas dos 40 anos do 25 de Abril.

&-----&-----&

O senhor (doutor, se faz favor…) até seria um excelente profissional e, nos escassíssimos contactos que tive com ele, foi muito simpático, mesmo afável.

&-----&-----&

Mas, politicamente... lembro-me de um facto significativo ocorrido, no debate promovido pela Associação dos Estudantes de ISCEF, com candidatos na formação próximas listas às eleições de 1969, em que lhe coube a ele, Miller Guerra (professor, se faz favor...), ir como candidato da ANP marcelo-caetanista e a mim como futuro candidato pela CDE, havendo também não me lembro quem que se presumia que o viria a ser pela lista da CEUD mário-soarista.

&-----&-----&

O que recordo bem é que, na sua intervenção, Miller Guerra se vangloriou de ter sido convidado para vir a integrar todas as três listas ali representadas.

&-----&-----&

Não achei nada melhor, na minha intervenção, do que começar por sublinhar o facto (político!) de me orgulhar de não ter sido convidado para nenhuma lista, e de apenas ser considerado candidatável numa lista da CDE, o que veio a acontecer pelo distrito de Leiria, e numa lista com essa sigla, mas unitária por dela fazerem parte cidadãos conotados com a linha mário-soarista, ou seja, PS em formação.

&-----&-----&


Ele há cada (e tanta!) coisa de que eu me lembro!

&-----&-----&

E lá vou, a caminho de Vila Nova da Barquinha, 40 anos depois do 25 de Abril e quase 45 anos depois dessa batalha eleitoral em pleno fascismo e guerra colonial.

(...)

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Há por aí muitos camaleões.
Um beijo.

Antuã disse...

depois do 25 de Abril o homem desapareceu.