sábado, abril 05, 2014

Sobre a Constituição e outras considerações do dia-a-dia

Neste sábado de manhã, ao recomeçar (e rever) últimos dias de agora, pareceu-me pertinente trazer para aqui, para o anónimo, comentários e reflexões que lá deixei. Também aqui ficam:

02.04.2014
(...) 

E marcho para Lisboa!

&-----&-----&

Para Lisboa, marchei… com guia da dita.

&-----&-----&

Para ir à Soeiro – levar livros e à procura de Vértices para comprar e que parece que lá não chegam –, e para ir assistir à sessão comemorativa da Constituição na Assembleia da República, iniciativa do Partido muito pertinente, muito oportuna-   

&-----&-----&

E, claro…, a pretexto dos netos, ou melhor, ou vice-versa, ou seja... estou sem saber o que é pretexto de quê !

&-----&-----&

Além disso, este dia 2 de Abril também me diz muita coisa pois foi há 40 anos que passou na Rádio Televisão Belga-Francófona (RTFB) o programa 8milhões8 do Josy Dubié, a que dei toda a colaboração – e a cuja montagem e transmissão assisti – e que teria sido uma das “razões” para a minha prisão a 18 de Abril.

&-----&-----&

Episódio que, só por si, justificaria uns volumes de dias de agora.

&-----&-----&

E o qual já aproveitei para “Somos todos netos de Abril”, e ficaram umas notas no “50 anos de economia e militância”

&-----&-----&

… que começa a exigir actualização.

&-----&-----&

Pois se já lá vão 58 anos de.

&-----&-----&

No dia de hoje, ainda voltei da AdaR, e da sessão que amanhã comentarei, numa correria – o Citroenzito portou-se muito bem numa viagem em que não olhei aos consumos – para assistir à nossa sessão de cinema no Centro de Trabalho.

&-----&-----&

O filme – Biutiful, do Iñarrique – é um documento muito duro, mesmo violento… mas carregado de ternura, de humanidade no meio da desumanidade em que vivemos e que o filme nos revela cruamente.

&-----&-----&

Boa escolha do Pedro, que justificaria uma presença de mais do que 5 assistentes.

&-----&-----&

E comentários, a partir do papel que o Pedro distribuiu.

&-----&-----&

Mas “as coisas” estão assim, e há uma espécie de “tsumani” desideológico que também nos atinge e, particularmente grave, atinge as camadas das massas que mais necessitariam de teoria/ideologia para a tomada de consciência que leva à luta consequente.

&-----&-----&

Tomada de consciência que impeça o avanço das mobilizações espúrias, fascistas, ao serviço da classe exploradora, racista, xenófoba, violenta, mobilizações contra si própria da classe explorada, fraterna, solidária, a classe “nossa”, que existe, objectivamente, e a si se desconhece.

&-----&-----&

Mobilizações que por aqui ainda não terão grande expressão – 48 anos de vacina? –, mas a que não estamos imunes, e para que os exemplos “lá de fora” nos deveriam alertar.

&-----&-----&

(...)

03.04.2014

Mais um dia dedicado à Constituição.

&-----&-----&

,, ,,Porque a sessão de ontem, transbordou para hoje.



&-----&-----&

Sessão que me pareceu muito interessante, mas que “soube a pouco”, tal como desenhada a iniciativa, sem intervenção dos assistentes.

&-----&-----&

No objectivo de “homenagear os militares” e de sublinhar, oportunamente, o nosso lema, “os valores de Abril no futuro de Portugal”, julgo ter cumprido o seu papel.

&-----&-----&

As intervenções – do Domingos Abrantes, do João Oliveira, do Pedro Guerreiro e do Jerónimo – pareceram-me tarefas bem divididas – enquadramento histórico, quadro jurídico parlamentar, posição partidária, de classe e afirmação política –, agradando-me mais umas que outras, obviamente.

&-----&-----&

Assim se tratou das 4 vertentes da democracia que a Constituição consagrou, e continua a consagrar (apesar dos 7 atropelos das revisões centro-direita) – a política, a económica, a social e a cultural –, e mais uma, a nacional, a da soberania, que também lá está consagrada.

&-----&-----&

A comunicação social, ao que ouvi na viagem de regresso, também cumpriu os mínimos dos serviços mínimos, o que é bem mais do que foi relativamente à “renegociação da dívida” em que se procura o nosso apagamento total, afogando-nos nos “70 do manifesto”.

&-----&-----&

Ao que temos de reagir para que não se instale que ou estamos isolados, ou vamos a reboque das “personalidades”.

&-----&-----&

Ora é exactamente o contrário, e sem que, no seu atrelamento a nós, as “personalidades” abandonem o seu posicionamento de classe, outra que não a nossa, ou aclassista (se é que há disto!)

&-----&-----&

Mas também hoje foi “dia da Constituição” para mim, aqui  em Ourém, porque, de manhã, participei numa interessante sessão no auditório da escola secundária de Ourém e ela, a CRP esteve no centro.

&-----&-----&

Fora convidado, para iniciativa ao jeito de audição, por um aluno do 12º ano que quer fazer a sua PAP de fim de curso com base na discussão do art. 13º da CRP (da igualdade), tendo como tema a homossexualidade.

&-----&-----&

O outro auditado convidado foi o Paulo Fonseca, que não se portou nada mal, com a sua proverbial habilidade “encantatória” de verbalizar.

&-----&-----&

O meu contributo mais importante teria sido o de trazer ao debate – que houve! – a CRP, o seu art. 36º (família e filiação), e a mudança de que é feito o mundo e a vida.

&-----&-----&

Falei, como pai e avô, para filhos/as e netas/os.

&-----&-----&

Acho que correu bem… pelo menos para mim, que “arrumei” algumas ideias-chave sobre o fluir da História e os preconceitos que vão sendo, lentamente – a ritmo de caracol… –, vencidos.

&-----&-----&

 Depois, à tarde, nas aulas da Universidade Sénior, voltei à, ou continuei na senda da Constituição.


&-----&-----&

Estava embalado…

&-----&-----&

Em cidadania, “expliquei” as constituições e o seu papel, e aproveitei as intervenções de ontem, salientando a questão das revisões, referindo a parte económica em geral e o primado da legislação, com a mudança da nacional para a comunitária.

&-----&-----&

Em oficina, contei algumas histórias, a partir e na sequência da sessão da manhã na escola secundária.

&-----&-----&

Fiz uma distribuição do meu livro pelos interessados… que foram todos os “alunas” e mais o José António.

&-----&-----&

Há um texto da Maria Luísa, em resposta ao meu desafio, a reter.

&-----&-----&

Com “toques” meus, na prerrogativa de “mestre da oficina”, vou passá-lo “a limpo”,
Esta é a madrugada que eu esperava
o dia inicial inteiro e limpo
onde emergimos da noite e do silêncio
e livres habitamos a substância do tempo
Sofia de Mello Breyner

Recordar o 25 de Abril!
Ter vivido o 25 de Abril!
Anos esperando uma revolução inevitável com a sombra do medo a pairar sobre nós: revolução soa a tiros, mortes, guerra – um inferno
e no entanto
“… a madrugada que eu esperava”
foi o despontar de um
“… um dia inteiro e limpo”,
tão limpo, tão belo, ingénuo até.

- qual o caminho mais perto para o Terreiro do Paço?
e de repente a coluna pára – sinal vermelho! – e o velho carro eléctrico da madrugada passou indolentemente

E o povo saiu p’rá rua
“... onde emergimos da noite e do silêncio.”
Estalámos de alegria, recados de boca em boca, e as árvores encheram-se… não de frutos mas de gente com ânsias de ver, de saber, de participar, Gente que fez ouvidos moucos às ordens de ficar ou de ir para casa, que “assaltou” os carros de combate, que encheu de cantos as praças e as ruas de Lisboa; gente que trocou balas por flores enfeitando de cravos os canos das espingardas caladas.
De repente, o silêncio, um respeito profundo pelo facto consumado. Mas, a pouco e pouco, como os passos sofridos do cante alentejano, os gritos soltaram-se, os cantos voltaram, o povo vibrou
“… e livres habitamos a substância do tempo.”
Maria Luisa
p’ra sempre 25 de Abril

como merece! 

(...)

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Querido amigo e camarada Sérgio
É sempre muito bom ler o que escreves, pois além dos ensinamentos, é escrito de uma forma leve e agradável que não cansa.Principalmente a mim, agora. que ando adoentada com uma constipação que me afeta principalmente a audição o que me impede a participação em ações que considero de grande importância.
Também me tenho apercebido do tsunami desideológico que é um caminho fácil para o fascismo.Essa é uma das razões que me trazem um bocado desanimada, além da constipação, claro, que me apanhou com alguma intensidade.
Um beijo.

Justine disse...

Uff, fiquei sem fôlego! Tanta ideia, tanto assunto, tanta coisa para conversar e comentar - não sei que fazer, não sei por onde pegar! Digo apenas que é um post importantíssimo, por todos os assuntos/problemas que levanta - dá-nos temas de discussão para toda a semana:-)))))))