Nesta
semana esperam-nos entorses e mistificações da História das últimas seis
décadas no continente europeu, em resposta a mais uma crise do projecto de
integração capitalista.
Por acaso também li a notícia no site (agradeço desde já a sua sugestão desta página). Mas não consigo compreender de que modo uma grande nação europeia (E.U.Europa) iria impedir que se mantivesse a defesa das diferentes regiões (a ibérica, a escandinava, a balcânica, a italiana ...etc). Não é verdade que a primeira revolução socialista bem sucedida ocorreu numa grande nação (a Rússia). Ainda terão de me explicar como o federalismo potencia a exploração desregrada das classes trabalhadoras pelo capital.
Acresce que quanto maior for o país menor a tentação para soluções experimentalistas como sucedeu com a troika e com a solução encontrada para o BES. Houve muito mais cuidado e " meiguice" com Espanha. Porquê? Má vontade contra nós? Não creio. É que no caso de Espanha o "bicho" era maior e não daria para testar soluções ....
2 comentários:
Por acaso também li a notícia no site (agradeço desde já a sua sugestão desta página). Mas não consigo compreender de que modo uma grande nação europeia (E.U.Europa) iria impedir que se mantivesse a defesa das diferentes regiões (a ibérica, a escandinava, a balcânica, a italiana ...etc). Não é verdade que a primeira revolução socialista bem sucedida ocorreu numa grande nação (a Rússia).
Ainda terão de me explicar como o federalismo potencia a exploração desregrada das classes trabalhadoras pelo capital.
Acresce que quanto maior for o país menor a tentação para soluções experimentalistas como sucedeu com a troika e com a solução encontrada para o BES.
Houve muito mais cuidado e " meiguice" com Espanha. Porquê? Má vontade contra nós? Não creio. É que no caso de Espanha o "bicho" era maior e não daria para testar soluções ....
Enviar um comentário