sábado, março 03, 2018

Actual no avante!, e confissões

excertos de (quase) diário:


(...)

Por razões (ou não) pessoais, a conferência do PCP comemorativa do II centenário do nascimento de Karl Marx tem-me, nos últimos tempos, ocupado de “corpo e alma” (de partilha com – por ordem inversa – algumas preocupações relativas ao muito usado e abusado físico). 

&-----&-----&

Acompanhei-a como o maior interesse e proveito próprios e, ao mesmo tempo, sofri o bloqueio que fez de tão importante iniciativa uma realização para uso e circuito interno.

&-----&-----&

A comunicação social, reflectindo a correlação de forças na mediatização, reduziu a informação aos mínimos serviços mínimos, embora alguns espaços informativos e comentadores indirectamente se auto-denunciassem tocados pelo acontecimento posto em sossego ou surdina.

&-----&-----&

Estimo da maior oportunidade e anatematizador de conhecidos oportunismos o actual de Jorge Cordeiro no avante! de 5ª:
 
 - Edição Nº2309  -  1-3-2018


Confissão de Tavares

Rui Tavares em linha com o seu dogmatismo europeísta e truncagem argumentativa, dedicou-se a zurzir nos marxistas. Assinale-se a assumida confissão de «não marxista». Melhor esta clareza do que andar por aí pendurado em Marx, como alguns fazem por oportunismo, graça ou pedantismo pseudo-esquerdista, mas a negar o que de essencial tem a sua teoria enquanto instrumento de transformação revolucionária da sociedade, de concepção e papel do Estado, de evidenciação da relação de democracia e liberdade com o sistema económico, as relações de produção e a exploração.
Treslendo Engels a propósito da União dos Povos da Europa e ignorando o que Lénine escreveu a propósito da palavra de ordem «Estados Unidos da Europa», Tavares decreta que os marxistas deveriam dar loas ao europeísmo. Tavares navega no escuro ao procurar ver nesse texto sustentação para a sua entrega total aos valores do neoliberalismo e do federalismo da União Europeia. Soubesse ou quisesse ler direito e leria em Engels «sem a sua autonomia e unidades restituídas a cada nação europeia (…) nem a cooperação pacífica e inteligente destas nações para fins comuns poderiam consumar-se». Soubesse Rui Tavares do que fala, não invocasse em vão concepções marxistas, e não ignoraria a lei do desenvolvimento desigual no capitalismo que torna impossível o crescimento uniforme do desenvolvimento económico de diferentes economias e dos diferentes estados.
O dogmatismo de Rui Tavares, inerente à sua cegueira federalista, não lhe permite perceber a vida, confunde sofismas com dialéctica, ignora o carácter condicional e relativo de todas as definições em geral que os obreiros do socialismo cientifico sublinharam. Aqui fica o registo de Lénine, longe de pensar que assentaria hoje que nem uma luva a RT, de que «nas condições económicas do imperialismo,(...) os Estados Unidos da Europa, sob o capitalismo, ou são impossíveis ou são reaccionários».

Jorge Cordeiro

&-----&-----&

Como me lembrei de algumas conversas nos idos anos 74/75, em que interlocutores iam mudando de confissões marxistas-leninistas para só marxistas, para Marx-da-juventude, para socialistas, para “de esquerda”, para sociais-democratas, e alguns observei continuarem por aí fora (ou abaixo), encontrando-se frequentemente com sobrevindos de outra fileira - revolucionários-esquerdistas-desiludidos-carreiristas e por aí arriba -, sempre em entroncamentos de irmandade anti-comunista…

&-----&-----&
(...)

2 comentários:

Justine disse...

Bem observado, e nunca é demais...

Olinda disse...

Os vira-casacas,são uma espécie sempre presente no decorrer da História!Bjo