segunda-feira, maio 25, 2020

Dia de África - anotações

Dia em que se assinala a criação, em 1963*, da O.U.A. (organização de Unidade Africana).

Traduzo recorte recentemente aqui trazido:

Este Maliano que tinha excisado a sua filhita não sabia que responder: "Isto faz-se, em África." A ligação ao que se faz é o que faz obstáculo ao progresso, à felicidade. Só que, durante três quartos de século, tudo o que podia ter sido feito em África foi obedecer ao poder colonial. Ora, como lhe foi perguntada a data de nascimento, este Maliano disse, simplesmente, "1948". Ele não sabia mais. De 1885 a 1958, a potência civilizadora explorou o Mali e nem sequer lhe trouxe... o estado civil!
O que mostra bastante bem que todo o atraso desses povos não lhe é imputável

0-----0-----0

Neste dia de África, passo os olhos pela informação que nos acessível sem esforço, e detenho-me numa notícia em coluna no Público sobre a Guiné-Bissau. É de susto!
Neste país verdadeiramente destroçado pelo tráfico, apeadeira, escala, entroncamento de circuitos de droga, onde vivi experências (sérias) de cooperaçãa num tempo de mudança e esperança, de que vou buscar dois recortes do meu trabalho para a tese de doutoramento tirados do relatório de 1984 para a OIT com base num recenseamento do PNUD/FNUAP:
 SAB - Sector Autónomo de Bissau


Quanto tempo passou. tanta esperança (e luta)  a continuar, a renovar. E África sempre como "parente pobre", o continente traficado.
__________________________________________________

* - 25 de Junho é também a data (desde 1975) da independência de MOÇAMBIQUE




Sem comentários: