domingo, novembro 07, 2021

Informar-SE, como? (intervalo que não o é, que é "ponte") - 2

 Páginas de um diário que não está em dia

 

Ontem foi um dia de “acontecer coisas”. Um daqueles dias que mexem na vida de um cidadão.

Interrompendo a concretização de uma sequência de reflexões sobre o Estado das cousas e a informação que delas se dá, o escriba comunicante  que sou viveu o acontecimento do encontro de vizinhos que são ou que foram na sua juventude nesta terra onde habito e convivo.

Trata-se de uma iniciativa simpática, tipo realização informal de periodicidade anual (que, ao que soube, só não se realizou em 2020 por motivos conhecidos e com a etiqueta bastante de confinamento) de que há muito tenho conhecimento, mas em que nunca participei por os seus fundadores informais e organizadores serem de um estrato etário, diga-se geração, afastado do meu mais de uma década.

Este ano, ano de recuperação de muita coisa, “o poço” calhou-me vir a ter participação no encontro por os organizadores terem incluído no programa um acto – a que chamaram recepção escolar – para que me convidaram, tendo por motivo a visita ao Centro de Documentação Joaquim Ribeiro-Zambujal, local escolhido para o… pequeno-almoço.

Essa escolha deu-me grande satisfação pois o CDJR-Z, inaugurado a 27 de Setembro de 2020, não deu ainda sequer os primeiros passos, ou melhor, este de ontem foi o seu 4º passinho de um caminho que muito desejo seja feito. E os caminhos fazem-se al andar, não é, António Machado?  

No entanto.

Ou… no entretanto – deixando para outros lugares e ocasiões a tão agradável evento e almoço –, na passagem de olhos pela informação que procuro à sexta-feira, trazida pelo correio, encontrei a notícia de que a filha de José da Silva Lopes doara ao Município de Ourém o acervo bibliográfico de seu pai, nascido no concelho e que morreu em 2015.

Essa notícia, se me serviu como uma das referências a fazer no encontro de ontem, foi também “ponte” para o tema a que, neste momento, estou a dar prioridade.

A vida de Silva Lopes, o que dela se conta, é informado, pode ser uma ilustração do que pretendo sublinhar em duas direcções:

i)                por um lado, a excessiva fulanização dos actos e factos políticos e,

ii)               por outro lado , como essa “fulanização” pode ser manipuladora ao empolar uns e diminuir outros, ao reflectir a importância do ambiente ou “pano de fundo” criado pela “grande informação” (os ditos órgãos de referência), e como isso se expressa na informação corrente.

 

De José da Silva Lopes, nascido em Seiça (ou foi em Caxarias?, depende da oscilação do contorno das freguesias), escolheria dizer que chefiou a delegação que, em 1972, negociou as negociações do acordo comercial de Portugal com a CEE, no quadro do alargamento desta e quase desaparecimento da EFTA, negociações em que interesses nacionais, como dos têxteis e das conservas, foram defendidos, pertenceu aos 5 primeiros governos depois do 25 de Abril – o 1º e os 4 com Vasco Gonçalves como primeiro ministro  -  e ao IIIº governo constitucional, de iniciativa presidencial.

Muitas outras coisas foi, como deputado como deputado na AdaR, pelo Partido Renovador Democrático, de 1985 a 1987. Não se pediria que se fizesse uma biografia exaustiva, mas… mas o que dela foi dado é bem o reflexo do que se informa e do que não se informa. Dizer-se que foi “Economista reputado, antigo governador do Banco de Portugal (que foi de 1975 a 1980) e cabeça de lista, pelo PS, à Assembleia Municipal de Ourém em 2009 (lugar que não ocupou)”é pouco e mau, por ser manipulador ainda que de forma indirecta.

 

Assim se faz a informação. Mas este é um exemplo tão-só local, e como simples reflexo do ambiente informativo criado. Que, num exemplo simples e aparentemente inócuo, exclui das informações as que possam ser valorizadoras (ou contrárias a “ideias feitas”) de actividades  e factos que ilustrariam a luta pela liberdade e a democracia em Portugal.

1 comentário:

Olinda disse...

A informação não é neutra.Mas não sendo neutra,deveria sempre prestar um culto à verdade.Bjo.