quarta-feira, junho 30, 2010

Acompanhando o folhetim Telecom...

1. "O Conselho de Administração da Portugal Telecom reuniu e convocou uma Assembleia Geral de accionistas para deliberar sobre a aprovação ou rejeição da oferta de aquisição de 50% da Brasilcel por 6,5 mil milhões de euros ou um preço mais elevado que viesse eventualmente a ser oferecido pela Telefónica antes da Assembleia Geral" (transcrevo sic o que li, mesmo que não esteja tudo certinho... mas os números, nestas contas, às vezes aparecem embrulhados).
2. Depois de muita manobra, e de muito jogo considerado sujo (pelo "adversário", de uma parte e de outra... sendo, as duas partes, partes do mesmo), a Telefónica, à última hora, aumentou a oferta de compra em 10%, isto é, passou de 6,5 mil milhões de euros para 7,15 mil milhões de euros, o que teria mudado a disposição de alguns accionistas, se é que não houve negociações paralelas ou por debaixo da mesa (da Assembleia Geral)...
3. Assim, dos 62% do capital accionista que votou - entre eles, os accionistas ditos nacionais, BES, Caixa Geral dos Depósitos, Ongoing, Visabeira e Controlinveste - 74% votou a favor da proposta de compra da Telefónica (ou a favor da venda à Telefónica) e 26% dos presentes votaram contra.
4. O governo fez uso da chamada "golden share", e vetou a operação.
5. O casino não fechou!... ele há a Telefónica, ele há a Comissão Europeia, ele há os accionistas, ele há um "ver se te avias" de tremenda ofensiva ideológica dos mercados, como reis e senhores, de ataque às soberanias nacionais como obsolescências !
6. Importaria, entretanto, contra-atacar, lembrando só - para começar! - que tudo o que está a, e vai, acontecer tem o seu início em privatizações, em entrega a privados - accionistas! - de um património que deveria ser público, e de que aqueles entendem poder dispor como coisa sua que passou a ser e de que, como tal, tudo podem fazer - acham eles - sem quaisquer reservas, quer de serviço público, quer de estratégias nacionais.

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Cada vez mais as privatizações vão dominando e governando a nossa vida.
Um escândalo neste Portugal que deveria ser de Abril.

Beijps.

ernestoazevedo disse...

A Traíção
Estive hoje sexta-feira dia 2 de julho a ver televisão e o programa expresso da meia noite.Como é normal nestes programas o acontecimento do momento é a PT.Assim apareceu uma senhora que não identiquei e que explicou que a Golden Share faz parte dos estatutos da empresa e é do conhecimento de todos os associados, e os quais aceitaram a sua existêcia nos referidos estatutos, e foi sublinhado pelo Ricardo Costa de que existem Golden Shares por toda a Europa e que teem sido usadas quando os países assim o entendem.Assim estamos perante uma traíção do nucleo duro da PT, A pretenssão de vender a VIVO.
Pelos vistos há muita gente que ainda não sabe que o grande capital, não honra os seus compromissos, que não usa no seu bocabulário a palavra seriedade, e muito menos a palavra Pátria e a sua defesa, e a defesa da sua soberania.Mas usa sempre na sua linguagem a palavra:Acumulação de capital.