Uma vez que se estão a trabalhar os dados do relatório do PNUD, sobre o desenvolvimento humano, vão trazer-se, a este "blog", algumas informações que poderão ter interesse. E agradece-se o estímulo dos comentários.
Já foram deixadas três observações, a partir de uma primeira e rápida vista de olhos, que, agora, se vão procurar aprofundar.
São 187 os países que as Nações Unidas, através do seu programa, para o desenvolvimento, nos dáa conhecer, a partir de critérios estatísticos sobre dados recolhidos para este relatório, que se faz desde 1980 ainda se podendo juntar, para estre 2011, mais 6 países, cujos números estão incompletos.
Com esses dados.e com a afirmada intenção de ponderar os dados económico-monetários com dados da saúde e da educação, uma equipa, onde avultam, desde o início, nomes como o de Amartya Sen, elabora um relatório anual com um anexo estatístico com muita informação.
Num quadro 1, ordenam-se os países por indice de desenvolvimento humeno e seus componentes agrupando-os em 4 escalões:
- Desenvolvimento Humano muito elevado - com 47 países, acima do indicador 0,793 (Barbados), com o máximo 0,943 (Noruega)
- Desenvolvimento Humano elevado - também com 47 países, entre 0,783 (Uruguai) e 0,698 (Tunísia)
- Desenvolvimento Humano Médio - com o mesmo número de 47 países, entre o 95º, com 0,698 (Jordânia), e o 141º, com 0,522 (Butão)
- Desenvolvimento Humano Baixo - com 46 países, entre 0,510 (Ilhas Salomão) e 0,286 (Congo)
Em sucessivos "posts" virá trazer-se, aqui, alguma informação que se estima interessante, actualizando a que ficou de anos anteriores.
Sem comentários:
Enviar um comentário