quarta-feira, abril 03, 2013

IDH - indicadores monetarizados e ponderados com saúde e educação

É o aspecto inovador e muito interessante do indicador de Desenvolvimento Humano do PNUD: o de ponderar as representações gerais monetarizadas (RNB, PIB) com indicadores de saúde e educação (e outros, de natureza  social). Trabalho que se vai fazendo, ano ano, e ano a ano melhorando. Procuro acompanhá-lo, dando sempre o relevo possível ao confronto entre as posições dos países no seu ordenamento pelos indicadores económicos monetarizados e no IDH.
Neste ano, na tabela ao lado do que antes transcrevi, estão os 5 países que, em cada um dos quatro níveis de agrupamento melhor classificação têm a partir da diferença entre os respectivos IDH e RNB em paridades de poder de compra dólares 2005.
Merece destaque a posição de Cuba, de longe o País que tem melhor "classificação", com o 58º lugar no IDH e o 102º no RNB, com 44 lugares de diferença para melhor, seguido pela Geórgia com 37, por Samoa e Madagascar com 28, e Nova Zelândia e Tonga com 26.
Esta enorme diferença coloca Cuba na primeira fila dos Estados de desenvolvimento humano elevado e tem outros efeitos que procurarei mostrar.
Para Portugal, não há diferença entre os dois ordenamentos, 43º lugar em ambos.

3 comentários:

GR disse...

Pensava que bem à frente da Irlanda estaria o Canadá.
Cuba, mesmo com todos os problemas devido ao embargo, é um país exemplar.
Portugal...é pena! Um país que não é exemplo para ninguém.

BJS,

GR

GR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Graciete Rietsch disse...

Cuba é um exemplo de resistência contra o Inimigo que tem às portas e de confiança num sistema político que lhe dá o 1º lugar em Desenvolvimento Humano.

Um beijo.