segunda-feira, abril 01, 2013

IDH - para OUTRA INFORMAÇÃO...

O anterior "post" tratava dos BRICS. Dizendo estarem a acontecer coisas...
E é que estão mesmo. Como estão sempre!
O relatório do PNUD acabado de sair, sobre o Desenvolvimento Humano, reflecte muitas das coisas que estão a acontecer. Não. Como é de esperar, numa perspectiva e abordagem consensual mas com dados do maior interesse. Com todo o peso da (im)possível neutralidade ideológica. Revelando situações e factos do maior interesse. Para as/os conhecer? Não. Para que esse conhecimento possa contribuir para a transformção do Mundo. Num Mundo mais humano.  
O relatório deste ano (este mês publicado) tem o título-tema de "A Ascensão do Sul" (que raio de tradução para "The Rise of the South"...), e alguns dados possibilitam um gráfico ("Figura 2.1" da página 46 do relatório) com a divisão das trocas internacionais por países agrupados em Norte - Auatrália, Canadá, Estados Unidos, Europa Ocidental (em 1980, depois U.E.), Japão e Nova Zelândia - e Sul, 

em que se vê como a quota-parte do comércio Sul-Sul passou de menos de 10% do comércio mundial em 1980 para quase 30% em 2011, enquanto a quota-parte do comércio Norte-Norte, sempre à volta de metade do comércio mundial até 2000, desceu para 30% numa década, mantendo-se realativamente estável a quota parte do comércio Su-Norte,.
Para esta evolução teve omaior contributo a entrada da China no comércio mundial,e importaria anotar os tipos de produtos transaccionados.
Quer dizer, há que estudar sempre mais!

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Espantosa esta ascensão do Sul no que respeita ao comércio mundial.

Um beijo.

Olinda disse...

Interessante.Realmente,o mundo estâ a mudar noutro sentido,sem ser ä volta do impêrio.Ä velocidade que as "coisas" acontecem,presentemente,ainda vamos ver a emancipacao do Sul,em relacao ao Norte.


Um beijo