quinta-feira, maio 18, 2017

Notícias da Palestina

Notícias da Palestina
1 a 15 de Maio de 2017
Relação das notícias sobre a Palestina, o Médio Oriente e a actividade do MPPM publicadas nas nossas páginas no Facebook e na Internet no período indicado

Agenda
COLÓQUIO
“Viver na Palestina após 50 anos de colonização | Solidariedade com os presos políticos palestinos”
No início de Junho de 1967, Israel ocupou militarmente, na Palestina, a Margem Ocidental, a Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental, e ainda os Montes Golã e a Península do Sinai. Se a Península do Sinai foi devolvida ao Egipto, mantém-se a ocupação dos Montes Golã, pertencentes à Síria, e os territórios palestinos ocupados têm sido sujeitos a meio século de colonização caracterizada pela coacção física e psicológica sobre as populações, pilhagem de recursos, discriminação étnica e violações de direitos humanos. Teremos testemunhos de quem conviveu de perto com a realidade de como é viver na Palestina ocupada nos dias de hoje. E, porque decorre uma greve de fome dos presos políticos palestinos nos cárceres de Israel – silenciada em toda a comunicação social portuguesa -  este é um tema que será, inevitavelmente, abordado.

5 a 30 de Junho
Sociedade de Instrução e Beneficência «A Voz do Operário» – Rua da Voz do Operário, 13 – Lisboa
EXPOSIÇÃO
“Gaza 2014 – Testemunho de uma agressão”
Entre 8 de Julho e 24 de Agosto de 2014 Israel desencadeou uma brutal agressão contra a população palestina da Faixa de Gaza. Foram registadas 2.251 vítimas mortais entre os palestinos, das quais 551 crianças e 299 mulheres. No mesmo período, houve 73 mortos israelitas, sendo 6 civis. O número de feridos palestinos ascendeu a 11.231. Esta agressão, não só causou uma enorme perda de vidas como provocou danos sem precedentes nas infra-estruturas públicas deixando centenas de milhares de pessoas sem acesso a electricidade, água potável ou cuidados de saúde. A maioria da população de Gaza perdeu os seus meios de subsistência. Toda esta devastação veio agravar ainda mais a já débil economia de Gaza onde, antes da agressão, já 57% da população sofria de insegurança alimentar.
É essa tragédia que esta exposição documenta em imagens captadas por fotógrafos palestinos.


Notícias

15-05-2017
MPPM assinala 69º aniversário da Nakba recordando presos palestinos em greve de fome

14-05-2017
Eleições municipais na Margem Ocidental, em clima de divisão política

12-05-2017
Assembleia da República aprova voto de solidariedade com presos políticos palestinos nas prisões israelitas

11-05-2017
Fatah exorta todos os seus membros presos a juntarem-se à greve da fome, já no 25.º dia

10-05-2017
Parlamento de Israel aprova projecto de lei que consagra Israel como «estado judaico»

09-05-2017
MPPM associa-se a Semana da Palestina organizada pela AEFCSH-UNL

04-05-2017
50 dirigentes vão juntar-se à greve da fome dos presos políticos palestinos encarcerados por Israel

02-05-2017
Hamas lança novo documento de princípios, aceita fronteiras de 1967 para futuro Estado Palestino

01-05-2017
MPPM na Festa do Trabalhador


O MPPM no Facebook
Ligue-se a nós no Facebook e contribua para o alargamento da rede social de solidariedade com a causa do povo palestino! Siga-nos em: http://www.facebook.com/mppm.movimento.palestina
Faça um “gosto” na nossa página e passe a receber notas de actualidade sobre a Palestina e o Médio Oriente, a análise da situação política feita pela da Direcção Nacional do MPPM e informação sobre a actividade do nosso movimento.
Como avalia a nossa página? Abra a opção CRÍTICAS > dê-nos uma nota de 1 a 5 > escreva a sua avaliação (opcional). Muito obrigado!
O MPPM na Internet
Visite a nossa página na internet em http://www.mppm-palestina.org. Aí encontrará informação sobre: a história, a cultura e a luta do povo palestino; a análise política feita pela Direcção Nacional do MPPM sobre a situação na Palestina e no Médio Oriente; documentos de referência publicados pelo MPPM; e muito mais, constituindo um importante acervo de informação especializada reunida ao longo de mais de uma década.

MPPM - MOVIMENTO PELOS DIREITOS DO POVO PALESTINO E PELA PAZ NO MÉDIO ORIENTE
Presidente da Assembleia Geral: Carlos Araújo Sequeira | Presidente da Direcção Nacional: Maria do Céu Guerra
Vice-Presidentes: Adel Sidarus, Carlos Almeida, Frei Bento Domingues
Presidente do Conselho Fiscal : Frederico Gama Carvalho
Rua Silva Carvalho, 184 – 1º Dtº | 1250-258 Lisboa | Portugal | Tel. 213 889 076
O MPPM é uma Organização Não Governamental acreditada pelo Comité das Nações Unidas para o Exercício dos Direitos Inalienáveis do Povo Palestino (Deliberação de 17 de Setembro de 2009)


1 comentário:

Olinda disse...

Informação importante e necessária!Palestina vencerá,a razão tem muita força!Bjo