segunda-feira, março 12, 2012

Às voltas com o programa (do PCP) - 1

Não se entra para qualquer associação sem que o candidato a membro tenha conhecimento dos estatutos e do programa (se o tiver) dessa associação.
Por maioria de razão, se a associação for um partido político.
Antes da entrada de qualquer candidato a seu militante, o PCP distribui-lhe um caderno com o programa e estatutos. Só depois, no pressuposto da leitura, a candidatura a novo membro é considerada.
Estes documentos de base apenas podem ser alterados na instância em que foram aprovados, isto é, em Congresso. E este ano é ano de Congresso, o XIXº. E em reunião de Comité Central (a direcção eleita no último Congresso, de 2008) foi decidido que, na preparação do Congresso, se previsse, e trabalhasse colectivamente, a revisão do programa. Que é de 1992, que vem do XIVº Congresso.
Trabalho para todos os militantes!
Como em todos os congressos, serão meses de elaboração e de discussão de documentos de onde sairá a declaração que os delegados, entretanto eleitos nas estruturas partidárias, aprovarão (com a possibilidade de se proporem alterações até à altura da votação).
Para este Congresso, para além do momento (histórico como todos, mas uns mais históricos que outros...), a intenção de que se altere o programa torna-o ainda mais importante.
Haverá espaços próprios de debate, mas todos (como este) deverão servir para informar e colher contributos.

até já...

3 comentários:

Maria disse...

:)))))
Até já.

Graciete Rietsch disse...

Trabalho importante para todos os comunistas. Este Partido não é um partido de chefes.

Um beijo.

Rui Silva disse...

Já o leio e anoto. Não quero deixar de participar activamente no seu enriquecimento.