segunda-feira, setembro 24, 2012

Última (H)ora!

Governo prepara-se para subir IRS
e taxar subsídios no privado


Mariana Adam
24/09/12 12:20
Passos Coelho sinalizou hoje que o Governo deverá repetir a sobretaxa sobre o subsídio de Natal no sector privado.

Em conferência de imprensa após a reunião com os parceiros sociais, o primeiro-ministro sinalizou que será pelo agravamento de impostos - IRS, tributação sobre o capital e o património, e uma taxa sobre parte ou a totalidade do subsídio de Natal dos privados -, que se compensará a queda da Taxa Social Única (TSU) e que se contornará o veto do Tribunal Constitucional (TC).
Desse leque de medidas para 2013, que estão ainda a ser ultimadas e têm de passar no crivo da ‘troika', não faz parte um agravamento do IVA . "O IVA não tem nesta altura nenhuma proposta de reestruturação", garantiu Passos Coelho. Haverá a devolução parcial dos subsídios de férias e de Natal aos funcionários públicos e pensionistas, um resposta clara ao apelos de "equidade" que chegaram do TC e também de Belém.
O líder do Governo disse estar "a trabalhar numa proposta" que procura "um elemento adicional noutros factores que não o trabalho", como a tributação sobre o capital e o património, para equilibrar as contas do Estado. Sinalizou contudo que parte desse esforço será feito "através de impostos directos, nomeadamente do reescalonamento do IRS". "A única maneira é actuar sobre um instrumento fiscal. O IRS será o imposto privilegiado para o fazer", sublinhou Passos Coelho.
"É crítico que esse novo desenho, que comunicaremos a muito breve prazo, possa ser aceite pelos nossos credores, dado que Portugal está numa situação de não autonomia financeira", concluiu o chefe do Executivo.

2 comentários:

trepadeira disse...

Nem financeira,nem outra,quando estão lacaios ao serviço deles.

Terá a resposta que merece dia 29.

Um abraço,
mário

Graciete Rietsch disse...

Assim vou enganando alguns. Já ouvi dizer que afinal vão repor parte dos subsídios retirados( à custa de quê, pergunto eu).
Esperemos que este Povo comece a acordar apesar de tantos que o atrasam!!!!! Os "indignados", os apartidários,os apoiantes de coligações com este PS...Mas a luta continua e "havemos de chegar ao fim da estrada".

Um beijo.