segunda-feira, setembro 03, 2012

OUTRA INFORMAÇÂO - Ainda a Cimeira dos Não-Alinhados

Irão considera Cimeira de Não Alinhados
como sucesso político


O governo iraniano qualificou como um sucesso político a realização da recém-concluída 16ª Cimeira do Movimento de Países Não Alinhados, divulgaram nesta segunda-feira, 3 de Setembro, meios de comunicação oficiais.
A conquista mais importante da reunião de cúpula foi a aprovação unânime e sem reservas da Declaração Final do encontro, afirmou o ministro persa do Exterior, Alí Akbar Salehi, em declarações à imprensa. A República Islâmica assumiu a presidência rotativa do MPNA no domingo passado e desempenhá-la-á até 2015, quando o grupo realizará seu 17º encontro, programado para ser realizado em Caracas, a capital venezuelana.
Vários países membros do Movimento de Países Não Alinhados identificados com os Estados Unidos foram pressionados para que se abstivessem de participar do encontro, assim como o secretário geral da ONU, o sul-coreano Ban Ki-moon, sem que isso evitasse as presenças e que representantes de 120 delegações estivessem presentes.
O sucesso da reunião foi tal que alguns meios de imprensa ocidentais o qualificaram de vitória do Irão face às potências do Ocidente, informou o chanceler iraniano.
Entre as delegações cuja participação causou mais expectativa, esteve a do Egito, encabeçada pelo recém eleito presidente Mohamed Morsi. O Egito não tem relações diplomáticas de embaixada com Teerão há mais de 30 anos, quando ocorreu a queda da monarquia persa de Reza Pahlevi, em 1979.

Fonte: Prensa Latina

4 comentários:

Olinda disse...

Atendendo que o M N A ê a segunda maior organizacao do mundo,inclui grande parte dos governos mundiais,qualquer deliberacao ou acordo assumido na Cimeira ŝerâ muito bom,segundo o meu ponto de vista.


Beijo

GR disse...

Barack Obama e os lacaios do Ocidente dizem que o Irão está cada vez mais isolado, contudo, os 120 países representados mostraram que não é verdade.
Espero que levem avante, senão todos, alguns dos pontos da Declaração final como o apoio à criação de um Estado Palestiniano.

Bjs,
GR

GR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Graciete Rietsch disse...

De vez em quando uma notícia boa !!!!

Um beijo.