sexta-feira, março 18, 2016

Um depoimento...


... que muito respeito, sobretudo depois de ter lido a entrevista que Mujica deu recentemente na revista do Expresso, que, muito naturalmente..., estará esquecida do naipe de comentadores das "curtas" e dos "diários", mas deveria servir de referência ética, se acaso as quisessem ter!



17 de março de 2016 - 18h01 

“A mim parece muito bom ter Lula no governo”, diz Pepe Mujica


O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe Mujica”, esteve em Foz do Iguaçu, no interior do Paraná, nesta segunda-feira (14), para ministrar uma aula magna aos estudantes de Ciências Políticas da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila). Na ocasião ele concedeu uma entrevista ao jornalista Darío Pignotti, do periódico argentino Página/12, onde fala sobre a crise política do Brasil e a importância de Lula na América Latina. 


Reprodução
"Sou amigo do Lula de toda a vida e sempre seguirei sendo amigo dele""Sou amigo do Lula de toda a vida e sempre seguirei sendo amigo dele"
Com muita calma antes de responder cada uma das perguntas, Mujica começou justificando os motivos pelos quais falaria sobre o assunto. “Me meto por mais que digam que não há que me meter, o que passa aqui reflete em toda a região, para mim não é igual se Lula vai bem ou vai mal, esperamos que as coisas andem com seu novo trabalho de ministro”, disse.

A entrevista foi feita antes do anúncio de Lula como ministro da Casa Civil, porém, será reproduzida na íntegra:

Darío Pignotti – Lula pode dar um novo impulso ao governo?

José Pepe Mujica – A mim parece, humildemente, que será muito bom ter Lula no governo. Vamos ver como vai ser, vão tentar de tudo para tirá-lo, e ele sabe disse melhor que ninguém. Me parece que Lula vai assumir o gabinete com outra linha econômica que não é esta de agora de Dilma Rousseff, eu sei que na cabeça dele ele pensa que há como colocar em marcha um brutal plano de crédito para os mais submergidos e para a classe média baixa. 

DP – A Direita busca obstruir a gestão de Lula
Mas ele é um líder com muita capacidade, é um homem curtido com coragem para enfrentar estes momentos difíceis, tenho esperança de que seja possível levar isso adiante, mas tem que dançar com a mais feia, as coisas não andam bem para ninguém. Espero que tenha alento para os grandes desafios que enfrentará, há muita gente que perdeu o emprego. Há que gerar trabalho, fazer mover a economia, Lula vai ter que lutar com uma direita que está querendo destruir o país fomentando uma crise irracional. Me disseram que há juízes que buscam o estrelato atacando Lula e as empresas, isso é uma barbaridade, não podem matar uma coisa coletiva, uma empresa é um esforço coletivo que aporta trabalho. se querem fazer justiça mandem presos os donos, se querem em calabouços de luxo e ali sigam dirigindo as empresas, que sigam produzindo. Que aprendam com o caso da Wolksvagen, que deu de ombros, pagaram uma multa pesada, mas seguiram trabalhando. Aqui é diferente, há juízes que querem matar a galinha dos ovos de ouro. 
DP – Há juizes que parecem obcecados em capturar Lula. 
Dá a impressão que há uma espécie de exposição pública jurídica no Brasil, isso também está acontecendo em outros países da nossa região, há gente na justiça que cria denúncias muito vistosas para estourar nos meios e fazer seu negócio. Me disseram que querem encontrar algo contra Lula a força, me disseram que quando o interrogaram lhe perguntaram até sobre umas garrafas de vinho que tinha em sua casa, isso é bastante estranho. Se querem investigar que investiguem tudo, o que digo é que sou amigo do Lula de toda a vida e sempre seguirei sendo amigo dele... E se alguém o mandar preso eu vou visita-lo, já visitei vários amigos presos. 
DP – Querem evitar sua candidatura em 2018?
Eu creio que há interesses muito pesados em jogo nisso tudo que está acontecendo com Lula, eu não poderia dizer se é este ou aquele grupo que está jogando, mas digo que há gente que está interessada em tirar Lula da carreira política, da carreira para as eleições. 
DP – Entre esses interesses estão os dos Estados Unidos?

Se o Brasil é grande e complexo, o que podemos dizer dos Estados Unidos que é muito maior que o Brasil. Não podemos falar de um Estados Unidos porque há muitos. É possível sim que existam grupos dos Estados Unidos dando uma mão aos que estão contra Lula e contra a legalidade democrática. Não tenho dúvidas de que há gente nos Estados Unidos que está incomodada com o Brasil, que sente que o Brasil em alguns assuntos lhe pisou os calos. Eles não veem com bons olhos que o Brasil tenha feito o porto de Mariel em Cuba. Não digo que esta seja a política oficial dos Estados Unidos, dar um garrote no Brasil, veja que em alguns aspectos, Obama é um presidente que está muito limitado. Mas no fim e ao cabo o que o Brasil fez por Cuba algum dia o mundo vai agradecer, ainda que muitos tontos não entendam o quanto foi importante. 


A José Mujica lhe preocupa a ameaça de golpe institucional sobre o que fala em vários momentos da entrevista, quando lhe perguntamos se “sente o cheiro de golpe”, leva a mão à cabeça, ajeitando o cabelo branco, olha para sua companheira, a senadora Lucía Topolansky. Faz outra pausa e finalmente responde perguntando: “golpe no Brasil? Vou contar uma anedota, uma coisa característica de meu país. Nos bairros populares, onde vivem os pobres, a gente diz ‘eu não creio nas bruxas, mas que elas existem, existem’. Isso é o que eu diria sobre um golpe no Brasil. Entende?”.

DP – Estamos diante de um golpe branco iminente?
Isso não vou responder porque não tenho bola de cristal. Oque sei é que se há um problema no Brasil isto contagia toda a região, por isso é que me meto e falo do que se passa aqui. É necessário dar uma mão ao Brasil desde fora, os países irmãos temos que rodeá-lo para que não caia a legalidade democrática. E de tudo isso há que tirar lições, há que aprender, não temos que ser tão ingênuos. 

DP - É otimista ou pessimista?

Lutar há que lutar sempre, não há nenhuma vitória definitiva e não há nenhuma derrota definitiva. Agora bem, vejo tudo isso com amargura e com um pouco de pessimismo. O Brasil tem uma gigantesca população jovem, são milhares e milhares de jovens de menos de 25 anos... a gente jovem não tem obrigação de saber as amarguras que viveu este país durante a ditadura... Na ditadura os policias te pegam à noite e te enchem de pontapés e ninguém sabe de você, porque quando há ditadura a imprensa não escreve essas coisas. Não há liberdade de imprensa quando derrubam os governos democráticos, é isso que os jovens brasileiros tem que meter na cabeça nestes dias estranhos que estão vivendo aqui com algumas mentes confusas... que pensam que se pode terminar com a legalidade e não vai acontecer nada. Seria bom que o Brasil não cometesse o mesmo erro que se cometeu na América Latina nos anos dos policiais, nossas direitas têm que deixar de ser tão colonizadas. 


DP - Pode falar mais sobre isso?


Falo do Brasil, como posso falar de outros países nossos, digo que há uma direita colonizada que está pensando em como tirar Lula, uma direita que sempre olhou primeiro para fora antes de olhar para dentro... é uma direita que tem comportamentos fantasiosos. Veja uma coisa, a primeira universidade brasileira foi em São Paulo, que foi fundada nos anos 1920, 1930, mais ou menos. Por que isso aconteceu tão tarde? Porque os filhos da oligarquia eram mandados para estudar na Europa e não lhes interessava que os filhos do povo estudassem. 


Você se surpreende com a multidão que se mobilizou contra o governo?


A mim, mais do que os que saíram a protestar, me interessa os que ficaram em suas casas, que são muitos mais. Há que ver o que se passa com os que não vão porque eles são a maioria do povo. E a verdade é que os que pagam o pato da crise não são os que vão gritar contra Dilma e contra Lula, é o povo pobre. Há que trabalhar por este povo. Há que pensar nesse povo que é a maioria dos 200 milhões de brasileiros. A direita quer causar uma fratura no país como o Brasil que é o maior exemplo de miscigenação que há na face da terra... é um monumento de mistura de raças distintas, não há que alimentar o ódio contra os mestiços e os negros, que não os mais pobres. 

DP – Geralmente a esquerda era mais forte na rua que a direita, mas isso se inverteu no Brasil. 


A direita perdeu toda a racionalidade. Não querem entender que comendo um pouco menos, igual seguem comendo muito, não gostam de Lula e do PT porque rechaça a necessidade que há de repartir ainda que seja pouco. Estão cegos, estão raivosos, quando a direita se descontrola se torna fascista, e com essa pressa por voltar ao governo não deixam saídas ao país. Desde a humildade de minha voz, digo à direita brasileira que seja um pouco mais inteligente, que seja menos apaixonada contra Lula.
 
Fonte: Página/12
Tradução: Mariana Serafini

1 comentário:

Justine disse...

Grande homem, este Mujica humilde, tranquilo, lúcido! Faz-me lembrar alguém...