quarta-feira, agosto 31, 2016

"Não são os deuses que dormem, nós é que os sonhamos"

de  factos i relevâncias:

31.08.2016

Antes passar às coisas terrenas, do chão e do céu, da natureza e dos seres humanos, da vida e da luta, um pequeno (porque grande seria a obscenidade) desabafo sobre o que acabo de “ouver” do Brasil.

&-----&-----&

O julgamento linchamento político da Dilma (que não idolatro nem odeio, que nem conheço pessoalmente de lado nenhum) é um episódio asqueroso, insuportável.

&-----&-----&

Há alguns personagens dessa ignomínia à democracia que fazem discursos que parecem retirados, palavras ocas ou cheias de peçonha, discursos tristemente irónicos, do que estou a ler – como obra literária de enorme valia – em que estou a fazer, como escreve Domingos Lobo, no avante! , uma viagem “…pelo mais obscuro e silente da nossa condição em conjunções de abismo, de caverna, de esconjuros…” , discursos que nele se incluiriam “… como uma missa negra, lírica e grotesca, a que preside, com o terror do silêncio e da ausência (Não são os deuses que dormem, nós é que os sonhamos, pág. 229)”. 
 
&-----&-----&

É curioso como nesse livro – Não se pode morar nos olhos de um gato, de Ana Margarida de Carvalho –, de que saboreio gostosamente a escrita e onde, por vezes, me arrepio e sofro pelo que fomos e somos, já anotara (na página 73), entre meia dúzia de frases, aquela que Domingos Lobo cita da página 229, e que é o título do “capítulo amarrado” (o 6º), numa escrita em que algumas delas serão como que uma coluna vertebral de uma escrita em língua portuguesa rica, prolixa, fecunda.

&-----&-----&


E por aqui me fico, pois nem esta obra me leva ao atrevimento de escrever sobre literatura e Ana Maria de Carvalho obrigar-me-ia a fazê-lo se, como estou a pensar enquanto escrevo, vier a transcrever estas notas de diário.

1 comentário:

Olinda disse...

O que se está a passar no Brasil,não é a derrota de Dilma,é a democracia que está a ser confrontada com uma contra-ofensiva do imperialismo norte-americano(Temer foi denunciado pelo wikileaks estar em contacto com a CIA).É a Mercosul,a ALBA e todos os avanços progressistas ,nestes últimos anos em toda a América Latina.Também estou triste por nuestra américa.Passar do sonho à realidade,faz parte da história da humanidade.Bjo